Responsabilidade Social
Casos: Responsabilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gigimyone • 8/5/2014 • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
SEMINÁRIO SOBRE “RESPONSABILIDADE SOCIAL”.
GRUPO (4):
TURMA 02
Resumo para a plenária de discussão.
Responsabilidade Social
A responsabilidade social das organizações compreende ações concretas expostas publicamente para anunciar uma nova postura dos dirigentes dos sistemas de produção frente às contradições e às tensões provocadas pelo capitalismo na sociedade.
Nas organizações ela é reveladora da sua preocupação com a sustentabilidade social, mas também como meio de remissão da culpa pela destruição que o sistema produtivo impõe à imensa maioria da humanidade.
Falar em responsabilidade social é fazer a interseção de dois setores econômicos clássicos, o público, representado pelo Estado, e o privado, desempenhado pelo empresariado.
A responsabilidade pode ser vista como um processo em construção e, como tal, “em estado nascente” e também como um sistema cultural, simbólico e imaginário cujos produtos circulam submetidos a diferentes níveis ou instâncias: mítica, social-histórica, institucional, organizacional, grupal, individual e pulsional. A emergência da responsabilidade social é um mecanismo duplo do empresariado. Por um lado, alicerce de consciência política, social, cultural, econômica, ética e ambiental preocupada com a inserção social e a sustentabilidade da sociedade. Por outro lado, remição da culpa pela destruição que seu sistema produtivo impõe à imensa maioria da humanidade.
A responsabilidade social é uma resposta empresarial aos problemas sociais atuais e às implicações que trazem à sua gestão. É, quase sempre, percebida como uma modificação da postura do empresariado. A idéia é a de transformar o objetivo de “negócio do negócio” para “negócio do social”, favorecendo a dinâmica social sustentável, motivadora de um empreendedorismo social. O interesse do capitalismo em manter sua própria estabilidade levaria à necessidade de considerar as mazelas de sua conduta através de uma nova postura empresarial, marcada por ações socialmente responsáveis.
O mesmo mercado global que homogeneíza os modos de vida e de consumo do mundo espalha imensas frustrações, resultantes de desequilíbrios econômicos e demográficos entre os países. A emergência da responsabilidade social corporativa pode ser compreendida como um movimento criativo da humanidade visando diminuir a destruição do sistema capitalista de produção, da qual ela é representante. Devemos ficar atentos, porque a mesma organização que acumula prêmios por suas ações de responsabilidade social contrata serviços terceirizados de empresas cujos empregados são mal remunerados e desrespeitados em seus direitos.
A conjugação da diversidade na responsabilidade social observa-se na parceria do Estado, do empresariado e das comunidades no campo social, na consideração das dimensões econômica, social e ambiental na área do saber técnico e na aceitação de condutas éticas e de cidadania conjugadas ao reconhecimento dos campos cultural, simbólico e imaginário das organizações.
No campo da Responsabilidade Social, o exercício da cidadania empresarial amplia-se a cada ano valorizando a imagem da empresa perante o consumidor, o público interno e a sociedade em geral ajudando, por tabela, o mundo dos negócios a se fortalecer uma vez que um mundo em colapso não promove uma boa situação para as finanças.
O agravamento dos problemas sociais e ambientais no mundo globalizado tem gerado uma mudança de postura no meio empresarial. Hoje, a relevância, a gravidade e a complexidade dos problemas sociais e ambientais no mundo todo exigem soluções rápidas, precisas e viáveis com o envolvimento da comunidade e a participação do governo e do setor privado. O empresariado participa colocando à disposição da sociedade seus recursos financeiros, tecnológicos e econômicos para promover uma melhoria na qualidade de vida da população humana. Assim, aproveitando seu conhecimento e organização, as boas ações deixam de ser atos pontuais ou iniciativas particulares nos relatórios anuais das empresas, para se transformar em poderosos instrumentos de melhoria de gestão. Exemplo concreto desta realidade é a divulgação de balanços sociais, onde grandes corporações analisam suas conquistas e deficiências de maneira transparente. Assim, além de divulgar à sociedade seus esforços na área de Responsabilidade Social, elas também podem estabelecer metas e estratégias de melhoria contínua de suas
...