TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Dissertações: Responsabilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

1. MARKETING VERDE

Conceito de Marketing Verde: “Um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente” Kotler

Pensamento Verde: Consumir menos CONSUMO Pensamento Marketing: Consumir mais INTELIGENTE

O marketing verde, ambiental ou ecológico como também é conhecido, é uma estratégia utilizada pelas empresas com intuito de reduzir impactos ambientais na comercialização de produtos com menor agressão ao meio ambiente, juntamente com técnicas e aplicações para atender as necessidades e desejos dos consumidores com um planejamento de sociedade sustentável e consciente.

O uso do termo marketing verde se iniciou no fim de 1980 e inicio 1990, assim que a AMA (American Marketing Association) realizou um seminário com uma grande rede de relacionamentos a fim de discutir o impacto do marketing no ambiente, após esse episodio o marketing verde ficou definido como “O estudo dos aspectos positivos e negativos das necessidades de marketing em relação á poluição, esgotamento de energia e recursos não renováveis.”, porém ao longo dos anos a definição passou por algumas transformações.

As questões ambientais devem ser adotadas por todos, inclusive educadores, membros da comunidade, órgãos governamentais e organizações não governamentais, consumidores, comerciante, pessoas influentes, entre outros. Esse tipo de marketing contém modificações no processo produtivo, alterações nas embalagens e transformações na divulgação. Ele se aplica as atividades propostas a gerar e propiciar mudanças para instigar a população a consumirem produtos ecologicamente corretos, satisfazendo as necessidades e desejos humanos.

Vantagens:

 Preocupação global.

 Conscientização.

 Eficiência no uso de materiais.

 Redução de custos.

 Sintonia com consumidor.

 Maior credibilidade.

 Valor agregado á marca.

 Garantia de ambiente seguro.

 Proteger e conservar reservas naturais.

 Consiste em crenças pessoais, moral e ética.

Desvantagem:

 Desconfiança dos consumidores.

 Preços mais altos.

Desafios:

 Escassez de normas em relação ao marketing verde

 Grande parte da população presume que o marketing verde refere-se á promoções, publicidade e propaganda.

 Falta de consciência de mercado entre partes interessadas e potenciais.

 Identificar quais consumidores estão dispostos a pagar um valor maior por um produto ecologicamente correto.

 Falta de credibilidade ou confiança dos credores, por propagandas enganosas.

Greenwashing:

Palavra estrangeira, traduzida para o português, lavagem verde. Termo usado por industrias que seguem atos verdes com a finalidade de obter aumento nos lucros. A primeira vez em que o termo foi usado não foi bem por uma questão ambiental e sim por questões de redução de custo, ou seja iludir os consumidores á respeito das praticas ambientais de um produto ou serviço.

Exemplo: Salgadinho Fandangos;

Lohas:

Significa estilo de vida de saúde e sustentabilidade, o senso de responsabilidade ambiental e social dos consumidores influencia na tomada de decisão.

Mix de Marketing:

4 P’s – Produto (ecologicamente correto), Preço (Pode ter um valor maior), Praça (Embalagem) e Promoção (Comunicação do mercado)

4 C’s – Cliente, Custo, Comunicação e Conveniência

Eco- Selos:

Também conhecido como selos verdes, eles fazem parte de muitos projetos sustentáveis, são selos pequenos que aparecem nas embalagens com desenhos e cores relacionados à natureza.

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV):

Esse modelo busca identificar os tipos de impacto nocivo ao ambiente. O ACV foi desenvolvido em conformidade com a ISO 14040 para aumentar eficiência e eficácia global nos procedimentos. Exemplo: Construção civil

Produtos “ecológicos”:

Lampada Marathon da Phillips

Hewlett-Pckard (HP)

Como consumidores devemos estar atentos à origem do produto, fabrica, marca e matérias-primas utilizados no processo produtivo, como existe um termo utilizado conhecer o produto do “berço ao tumulo”, ou seja, desde as matérias-primas até o descarte final.

Os efeitos nocivos ao meio ambiente começaram a surgir com mais intensidade a partir da Revolução Industrial, devido ao grande numero de indústrias que surgiram.

Esta estratégia só terá evolução se as pessoas que tem consciência ecológica fazer o uso de produtos ecologicamente corretos, uma forma de saber se é ecológico é observando como é produzido, vendido ou embalado.

É necessário que as empresas adotem esses métodos com fidedignidade para poder ser eficaz na redução GEE. Podem-se aplicar três princípios básicos para empresas adotarem, sendo eles, ser genuíno, educar clientes e colaborar com eles.

Medidas para redução de Gases do Efeito Estufa (GEE)

 Credito de carbono (As empresas que poluem abundantemente utilizam esse método, cada tonelada de CO2 é equivalente a um credito de carbono).

 Protocolo de Kyoto (Acordo realizado para diminuição do GEE).

 GNV – O supremo tribunal da Índia forçou o país a buscar combustíveis alternativos devido ao alto nível de poluição.

Considerações de um produto ecológico:

Componentes sustentáveis (reciclado/reciclável) - mínimo de 20%

Matérias-primas sustentáveis (recicladas, reutilizadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com