Responsabilidade Social
Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: O.silvani • 20/10/2014 • 2.583 Palavras (11 Páginas) • 264 Visualizações
RESUMO
Responsabilidade social das organizações e da sustentabilidade no ambiente do trabalho, tema este que gera inúmeros debates, porém tornou-se assunto de grande importância entre inúmeras instituições privadas, instituições publica e principalmente internacional. Importante lembrar que este assunto esta relacionado ao físico e psicológico do trabalhador e da sociedade, onde tem papel fundamental para as empresas na obtenção de maior lucratividade.
Mediante a grandeza e importância do assunto no que diz respeito ao meio ambiente, este assunto a muito tempo deixou de ser visto como uma obrigação ou/e imposição e passou a ser um trabalho voluntário das empresas com expectativas de superação de si própria e principalmente da sociedade.
É fato que as empresas têm papel fundamental na criação de uma nova postura em gerenciamento na prática da sustentabilidade. Portanto, desejou-se a quebra de alguns paradigmas principalmente no que diz respeito a competividade, onde cada dia mais o mercado esta aberto a concorrência e cada vezes mais preocupado com os impactos ao meio ambiente.
Por isso, não se esgota os projetos relacionados ao assunto, onde demonstre a importância e os benefícios dos empregados, sociedade e meio ambiente em busca de uma melhor qualidade de vida, a médio e longo prazo, direta e indiretamente envolvido com as atividades desenvolvidas pelas as empresas e o mais importante, influenciando a valorização entre o cidadão e o consumidor.
Palavra Chave: AMBIENTE DO TRABALHO. EMPRESA. RESPONSABILIDADE SOCIAL, SUSTENTABILIDADE. TRABALHO.
Introdução:
Este trabalho tem como tema a responsabilidade social das empresas e a sustentabilidade no ambiente profissional com a finalidade em fornecer dicas em alguns assuntos visando a importância e respeito para alguns critérios no ambiente de trabalho, porém, fundamental garantir os direitos constitucionais do cidadão e empregado.
Os assuntos ambientais estão crescendo a cada momento na comunidade dos negócios na responsabilidade social do consumidor, desenvolvimentos de produtos entre outros. O setor empresarial, naturamente vem se envolvendo cada vez mais na gestão ambienta. Ainda não são todos os setores, porém a conscientização ecológica vem sendo priorizada nas empresas. Algumas empresas não tem conscientização em adaptar a esta realidade, de tão tamanha importância, coloca em risco a perda da competitividade.
O mundo encontra-se em um momento critico época de escolha de um futuro melhor. A cada dia que o mundo torna-se independente, torna-se frágil. Para seguir a diante em primeiro devemos entender que somos uma família de várias religiões, culturas, raça... em um mundo com um destino em comum. Devemos nos fortalecer para gerar sustentabilidade respeitando a natureza, direitos humanos, justiça econômica e numa cultura de paz e amor.
Para obter este propósito, é indispensável que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (A Carta da Terra, 2004)
Responsabilidade social das empresas
A empresa atualmente deve se ater, portanto, a uma responsabilidade social que se sustentará em um compromisso para com a sociedade, compromisso este que será expresso mediante condutas e comportamentos positiva. Estes comportamentos tomados pela empresa como um todo podem gerar benfeitorias não somente aos seus empregados e colaboradores, mas à sociedade, comunidade e principalmente a comunidade ao redor de seu estabelecimento.
Ashley aduz, ainda, que a responsabilidade social quando relacionada às organizações empresariais indica que estas últimas devem conduzir seus negócios de uma forma responsável e colaborando para com um desenvolvimento social, já que a empresa é socialmente responsável quando possui capacidade e interesse de saber e, principalmente, compreender as diversas partes envolvidas no negócio, como, exemplificadamente, os acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente, razão pela qual conseguirá, então, “[...] incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos”.
Exemplo deste entendimento pode comentam e considerada que este assunto não esta relacionado com a participação dos nossos governantes, seja ele qual for. Por esse motivo, registra-se que a responsabilidade social empresarial se verifica, então, por ações tomadas em prol do meio ambiente, da educação,da saúde, dentre outros, razão pela qual, além de resgatar a qualidade de vida das pessoas, influencia, em determinadas hipóteses, para que elas voltem a ser valorizadas como cidadãos e, principalmente, como consumidores.
Em entrevista realizada com o empresário Miguel Krigsner, Presidente da rede de lojas O Boticário e também com o empresário Emerson Kapaz, do Instituto Ethos, Mendonça relata que ambos fazem importantes ponderações acerca desse assunto. Por isso, destaca Mendonça quando faz a seguinte indagação “o que é responsabilidade social para o senhor?”:
Emerson Kapaz – Responsabilidade social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida.
Miguel Krigsner – A forma de conduzir os negócios baseada no compromisso contínuo com a qualidade de vida atual e das gerações futuras, por meio de um comportamento ético, que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. E, se a gente conseguir incorporar os interesses das diversas partes interessadas nas estratégias de negócio, implementando atividades, melhor ainda.
Por tanto, a responsabilidade social é uma ferramenta de grande importância e muito utilizado nos dias de hoje por muitas empresas, demonstrando uma postura mais responsável, transparências dos negócios, uma vez que a cada dia que passa maior é a demanda.
Afirma-se, então, que a responsabilidade social das empresas não se objetiva somente o bem estar social, mas, inclusive, um melhor desempenho nos negócios e também uma maior lucratividade. As organizações empresariais não devem satisfações somente aos seus acionistas, mas aos seus funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não governamental e ambiental e, principalmente as comunidades nas quais opera suas atividades.
Observa-se que as empresas quanto mais envolvidas à responsabilidade social
...