Responsabilidade Social E As Organizações
Exames: Responsabilidade Social E As Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 3/1/2015 • 765 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
Responsabilidade Social e as Organizações
Marco A Armelin - Setembro 2008
As organizações hoje têm a obrigação de manter ou promover uma boa qualidade de vida, não somente à seus colaboradores, mas também à toda população que o cerca, este está sendo considerado como um dos principais pontos de discussão em nossa sociedade. A situação de nossos municípios, o aumento excessivo de favelas, bairros desestruturados, precariedade nos serviços de saúde, etc, que hoje, não são mais problemas dos grandes centros urbanos.
Considerando uma organização, existe também a necessidade de que suas ações sejam coordenadas no sentido de garantir, não somente a seus colaboradores, mas também à sociedade que a cerca, uma boa qualidade de vida, fazendo com que a produção venha em benefí¬cio não somente do consumidor, mas também da sociedade como um todo. Algumas destas organizações utilizam-se de algumas formas de assistência social para melhorar a imagem de seu produto, esquecendo de serem responsáveis socialmente, cumprindo apenas com o papel de fazer somente caridade social.
Além do enfoque financeiro que as empresas tém, elas devem buscar novos valores empresariais e empreendedores, considerando a vida social, deixando de ser uma opção e fazer parte da sua missão, visão, estratégia e das suas práticas do dia-a-dia.
Responsável social é ser, sempre em qualquer hora ou momento, em todos os projetos sociais, faz parte do dia-a-dia da pessoa fí¬sica ou jurí¬dica; já social responsável é "fazer algo em benefí¬cio do social para aquele momento, aquele projeto, ajudar naquela situação, mas não faz parte do dia-a-dia da pessoa fÃísica ou jurí¬dica" (Karkotli 2004)
"não é mecânica nem biológica. Ela é humana e social. E, portanto, não é regida por forças fí¬sicas nem biológicas e sim, pela confiança, entendimento mútuo e motivação" (DRUKER)
É de extrema importância que os administradores, conheçam a organização por inteira para compreenderem o impacto de suas decisões e ações podem provocar em uma sociedade, é necessário utilizar a responsabilidade social de maneira correta e eficaz, quando adotada por uma instituição ou organização, os mesmos devem aprender a trabalhar suas potencialidades para aumentar a produtividade e rentabilidade, consequêntemente ter realizado algo pelo social, as responsabilidades não podem estar simplesmente limitadas a problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir), mas sim, também ligadas aos aspectos sociais de seu dia-a-dia.
O Marketing Social é uma forma efetiva de melhorar a imagem corporativa, diferenciando produtos e aumentando tanto as vendas quanto a fidelidade.
Entretanto das chaves para se fazer isso com sucesso é assegurar que a marca e a causa compartilhem o mesmo "Território". Prigle e Thompson (2000, p. 03)
De qualquer forma, construir e sustentar um relacionamento de Marketing Social nem sempre é fácil, à medida que opera entre dois mundos diferentes - o comercial e o voluntário. Ambas as partes precisam se unir com transparência e com a intenção de assumir um compromisso de parceria de longo prazo, marcada por metas adotadas publicamente. Prigle e Thompson (2000, p.04)
Devemos considerar, no entanto, A Responsabilidade Social, não simplesmente como uma ferramenta para que a organização seja mais aceita no mercado e na sociedade, mas sim, como um dos caminhos que poderá nos levar a uma sociedade mais equilibrada, onde as diferenças sociais possam ser atenuadas, resultando numa reversão no processo crescente de exclusão social pelo qual uma parcela da sociedade passa.
Por sua vez, a organização sente-se obrigada a ir além de suas responsabilidades fiscais e legais, tornando de certa forma uma "completadora" do papel do estado, preenchendo uma lacuna deixada por eles. Dessa forma a empresa pratica a cidadania empresarial, "completando" os recursos de uma sociedade carente das mais variadas formas.
Sabemos que o exercí¬cio da responsabilidade social cria um novo modelo de interação entre organizações e sociedade. A organização para ser reconhecida como tal, necessariamente tem que se embasar na ética e no cumprimento de todos os seus deveres perante o estado, os colaboradores, e seus dependentes, seus acionistas, sua cadeia de fornecedores, instituições e sociedade de uma maneira geral. Além de tudo, deve ser uma cumpridora das leis vigentes e preservadoras do meio ambiente.
Porém há de se dizer que na visão os administradores o papel da organização como socialmente responsável deve estar muito além de filantropia simplista ou de assistencialismo imediatista que supre temporariamente a necessidade desse ou daquele indiví¬duo, ou dessa ou daquela entidade, ela deve trazer pelo menos a tentativa de uma transformação, seja do indivíduo, da instituição, ou do meio.
Portanto, o exercício da responsabilidade social deve promove para a organização e seus colaboradores uma oportunidade de aprendizado e novas experiências, proporcionando a convivência com o diferente, contribuindo com uma visão holí¬stica e necessária aos profissionais de nossos tempos.
Site: http://adm.cneccapivari.br/?q=node/32
...