Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Por: Lilian68 • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 988 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
Introdução
De acordo com estudos, empregos verdes são postos de trabalho decente em atividades econômicas que contribuem significativamente para reduzir emissões de carbono e/ou para melhorar/conservar a qualidade ambiental, já é uma realidade em diversos países e nos mais variados setores da economia.
Onde podemos encontrar estes empregos?
De acordo com o estudo da OIT, estes postos de trabalho formais estão agrupados nas áreas de atividades econômicas apresentadas a seguir:
- Produção e manejo florestal
- Geração e distribuição de energia renováveis
- Saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais
- Manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais
- Transportes coletivos e alternativos ao rodoviário e aeroviário
- Telecomunicações e tele-atendimento
No Brasil, estima-se que os investimentos para reduzir em cerca de 20% as emissões de carbono até 2030, poderiam gerar anualmente 1,13% a mais de empregos na nossa economia, mas sem empregos descentes, não haverá empresas sustentáveis.
Desenvolvimento
Emprego verde é todo e qualquer posto de trabalho em atividades econômicas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental e emissões de carbono. Os catadores de lixo por exemplo, não são considerados empregos verdes pela OIT, somente são considerados os empregos descentes para se trabalhar, estima-se 1 milhão de catadores no Brasil, são uma das partes essenciais para a sustentabilidade, mas infelizmente anda lutam pelo reconhecimento.
O Brasil possui em média, mais de 2 milhões de empregos verdes, que se equipara aos EUA.
Nos países americanos a construção de prédios verdes já representa 6,3 % da força de trabalho neste setor, cerca de 400.000 empregos de funcionários de todas as qualificações que estão levantando vários prédios que produzem menos resíduos, consomem menos eletricidade e necessitam de menos água, além de utilizar tintas menos prejudiciais ao meio ambiente e á saúde. Também são considerados verdes os setores de transporte como ônibus híbricos, sistemas de compartilhamento de carros e expansão de transporte ferroviário urbano, pois as pessoas procuram alternativas menos danosas, e a cada carro em casa, menos CO2 é emitido.
No Brasil o setor que mais gera empregos verdes é o de transporte coletivos e meios alternativos, o setor de energia fica em segundo lugar.
Outros profissionais também possuem espaços nessas áreas, até mesmo os que não atuam diretamente nas áreas ambientais podem contribuir de alguma forma.
Segundo a organização internacional do trabalho podem criar 60 milhões de empregos sustentáveis nos próximos anos, mas para que isso ocorra, o sistema atual de consumo precisa estar voltada para economia verde.
Podemos reaproveitar diversas coisas, desde que, esteja dentro do conceito da economia verde, é preciso fazer um processo seletivo do lixo, para que seja reaproveitado.
Também são muito usados Economia do compartilhamento e empreendedorismo verde:
Milhares de pessoas hoje estão aceitando emprestar, compartilhar ou trocar em vez de comprar, a reutilização dos objetos é um sinal positivo para cessar o uso dos recursos naturais.
Podemos contribuir com a sustentabilidade, deixando de usar a energia elétrica de dia, passando a usar os recursos naturais, deixando a claridade adentrar a residência.
Reaproveitamento da água da chuva, para lavar o quintal da casa ou lavar a cada quinze dias com balde, pois a mangueira tem um desperdício enorme, também podemos fazer o mesmo quando lavamos nossos carros, utilizar baldes é uma grande saída para economizar.
Muitas empresas utilizam placas solares para gerar energia elétrica e muitas residências já utilizam esse método até mesmo para aquecer a água de piscinas.
Em algumas cidades do Nordeste podemos encontrar postes transmitindo energia eólica, através das hélices.
Já trabalhei em uma empresa que tem um compromisso enorme com o meio ambiente, são transportadores de produtos químicos e corrosivos, possuem uma equipe técnica especializada para atuação em situações de emergência, grande responsabilidade em manter em dia a manutenção da Apólice de Seguro Ambiental. Possuem uma busca contínua pela minimização de possíveis impactos para o meio ambiente tais como; área específica de lavagem de tanques, tratamento de efluentes separando a água alcalina e ácida, programa de controle de fumaças (opacímetro / ruído), programa de processo seletivo e todo incentivo a educação ambiental.
...