TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social

Tese: Responsabilidade social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O que será abordado nesta pesquisa são as responsabilidades socioambientais, e consequentemente os impactos causados pelo não cumprimento, no que diz respeito as suas ações e seus compromissos por parte da própria consciência humana, dando ênfase a alguns fatores responsáveis pelo crescimento dos problemas ambientais e a obtenção de requisitos referentes ao Petróleo, no qual se tornou uma fonte sustentável na sociedade.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com o guia de responsabilidade social para o consumidor, responsabilidade socioambiental é o compromisso adquirido pelas empresas em meio à sociedade, ou seja, é a postura tomada por essas empresas dentro de um caráter ético tendo em vista não só as ações sociais e filantrópicas, mas visando a parte que engloba as preocupações e os próprios compromissos com os impactos causados a consumidores e ao meio ambiente.

Se observarmos veremos que a Petrobrás não teve total compromisso ou até mesmo interesse pelo ocorrido na Baía de Todos os Santos, no entanto a busca pela solução dos eventuais problemas ainda desperta vários questionamentos; Quando será resolvido tudo isso? Até quando sofreremos as consequências causadas pelos impactos deixados pela grande quantidade no derramamento de óleo? Essas e outras questões nos levam a termos momentos de reflexões hoje e sempre, em uma sociedade que não apresenta tanta transparência em relação a esses e a outros problemas existentes.

Atualmente estamos enfrentando vários problemas ambientais devido a fatores que muitos de nós conhecemos bem, podemos citar principalmente os gases despejados na atmosfera, as queimadas em grande escala, o acúmulo de lixo nos rios e represas, além de outros existentes. Consequentemente o crescimento de tais fatores resulta nos seguintes problemas ambientais: O Aquecimento Global, O Desmatamento e a Extinção de Espécies, A Diminuição dos Recursos Hídricos e o Lixo que é responsável por grande parte das contaminações não só nos meios fluviais, mas também nas ruas e encostas. Saiba um pouco mais de cada um deles a seguir, no qual são enfatizados alguns pontos importantes que veremos agora.

O Aquecimento Global trata-se de um fenômeno causado pela absorção de calor acima do nível considerado pela atmosfera sem que ele se dissipe adequadamente, isso se assemelha quando tampamos uma panela para manter a comida quente. Um dos principais motivos decorrentes desses acontecimentos ocorre através de uma elevação nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, que aumentam por causa da queima de combustível fóssil, além do crescimento progressivo na emissão de gases e outros produtos químicos produzidos pelo homem em um período aproximado de cem anos.

Constantemente isso vem alterando as características da atmosfera, o calor fica cada vez mais concentrado como se fosse num balão, ou seja, numa estufa, daí surgiu a expressão “efeito estufa”. Se observarmos, realmente temos verões cada vez mais quentes, inclusive pessoas que morrem por causa de altas temperaturas. Outro fator decorrente desses acontecimentos é a questão dos peixes que migram para águas mais profundas por causa do calor; gelo dos polos derretendo; inundações em algumas regiões, secas em grande escala, entre outros. É recomendado que diminuísse o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentasse o uso de biocombustíveis (biodiesel) e etanol, e outras fontes de energia não poluentes (como solar, eólica, etc.).

Como foi constatado recentemente, o mundo se vê sem qualquer tipo de defesa sobre essas forças, e o mais impressionante é que o propulsor de tais acontecimentos é próprio homem, florestas inteiras são derrubadas para a comercialização de madeira ou queimadas para que se dê lugar a pastos para gado, ou mesmo pela simples expansão das cidades, decorrente disso acaba surgindo outro problema ambiental, que é o Desmatamento e a Extinção de Espécies. Os animais por sua vez, torna-se um atrativo para a comercialização de sua pele e carne através do tráfico ilegal, ou por causa da destruição de seu habitat correm o grande risco de desaparecerem. Pode se considerar também, a mineração e a indústria que são responsáveis por grande parte das tomadas sobre essas áreas, como influenciadores no processo no qual diz respeito à extinção de espécies de animais e vegetais, consequentemente, acarretando os desaparecimentos em um número preocupante para o meio ambiente e para todo o planeta. Contudo, as principais vítimas disso são especialmente os seres humanos que já sofrem as consequências.

O desmatamento tem sido apontado com um dos grandes contribuidores para o aquecimento global, pois as árvores são capazes de neutralizar as emissões de carbono, um dos grandes vilões do aquecimento global. Contudo, se quisermos acreditar que à possibilidade de mudanças temos que ter antes de tudo uma vigilância mais acirrada acerca do tráfico de animais silvestres, da derrubada de árvores e das queimadas.

Dentro de muitas crises que passamos a uma que está ameaçando o mundo todo: a falta de água. Cerca de 70% da água consumida mundialmente, incluindo a desviada dos rios e a bombeada do subsolo, são utilizadas para irrigação. Aproximadamente 20% vão para a indústria e 10% para as residências, por isso percebe-se que a Diminuição dos Recursos Hídricos é de fato uma questão séria no que diz respeito aos problemas ambientais que vivenciamos. A falta de água afetaria diretamente todo esse sistema. A deficiência dos recursos hídricos pode levar ao aumento de fontes de contaminação devido à dificuldade de acesso à água de qualidade (tratada e potável), o que também acarretaria a contaminação de alimentos (animais e vegetais) e a escassez dos mesmos, no qual comprometeria a saúde humana e a saúde pública, deteriorando a qualidade de vida e do desenvolvimento econômico e social.

Para se evitar que a crise da água se torne crítica, é preciso tomar uma série de ações. A primeira delas é promover uma melhor administração dos recursos hídricos em nível de bacias hidrográficas, desenvolvendo tecnologias avançadas de monitoramento e gestão, ampliando a participação da comunidade.

De acordo com os estudos e relatos existentes sobre os problemas ambientais, um grande fator é que o Lixo torna-se algo interessante de se abordar, cujas consequências estão implícitas e relevantes com os fatos. Isso se dá ao aumento da população e com a expansão das cidades e das indústrias, no qual ele acabou se tornando um dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com