Responsabilidade social
Resenha: Responsabilidade social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborascandola • 9/11/2014 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
A Responsabilidade Social é uma exigência básica para a atitude e para o comportamento ético, por meio de práticas que demonstram que a empresa possui uma alma cuja preservação implica solidariedade e compromisso social" , nos remete a reflexão do relacionamento humano, onde todos participam ativamente de todos os processos, debatem, estabelecem estratégias, avaliam os resultados.
Dentro de uma organização, há que se buscar sempre sentimentos humanos positivos, tornando assim condição essencial para que ela se torne produtiva, eficaz influenciando assim sentimento de ética comportamental da alma da empresa.
Não basta apenas produto final de qualidade de uma empresa, ou que seus serviços sejam de excelência, para o publico externo, os clientes, é fundamental que a empresa seja boa, e neste sentido a empresa não é somente o conjunto de imóveis e bens produzidos, mas o conjunto de seres humanos integrados por sentimentos éticos, com um fim comum.
O entendimento do que é responsabilidade social corporativa, no enfoque da ética já teve muitas variações, para uns, é tomada como uma responsabilidade legal ou obrigação social; para outros, é o comportamento socialmente responsável em que se observa a ética, e para outros ainda, não passa de contribuições de caridade que a empresa deve fazer. Há também os que admitem que a responsabilidade social é, exclusivamente, a responsabilidade de pagar bem aos empregados e dar-lhes bom tratamento. Logicamente, responsabilidade social das empresas é tudo isto, muito embora não seja somente isso de forma isolada ou completa.
É fato que no estagio atual da sociedade às obrigações dos homens de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação, que sejam compatíveis com os fins e valores de nossa sociedade. São vetores que indicam se uma empresa vai ou não prosperar frente ao mar vermelho da concorrência, ou se pretende navegar em oceano azul.
A ética e a responsabilidade social caminham de braços dados, nesta orbita da moderna administração, sendo impossível dizer ao contrario, posto que é a partir da moral e dos valores éticos daqueles que conduzem uma empresa, que parte a prática da responsabilidade social corporativa. Ações sociais realizadas por empresas vêm tendo crescente cobertura pela mídia, e estas atitudes determinarão como os clientes a verão, aumentando assim sua credibilidade junto a sociedade.
...