Responsabilidade social e ambiental no Brasil
Artigo: Responsabilidade social e ambiental no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clesinhocosta77 • 13/5/2014 • Artigo • 441 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
Introdução
Responsabilidade Socioambiental é um compromisso permanente por parte dos empresários na adesão de uma postura e ações de mercado éticas, que contribuam para o desenvolvimento econômico de forma harmônica com a qualidade de vida de seus clientes internos e externos.
A Responsabilidade socioambiental pode ser adotada por empresas públicas e privadas no objetivo de conciliar inclusão social e conservação do meio ambiente. Produzir e distribuir seus produtos de maneira global é uma das missões da Responsabilidade socioambiental, o que aumenta a conscientização de todos os envolvidos na empresa e sua responsabilidade perante a sociedade no uso comum do meio ambiente. Busca conscientizar e propor maneiras de produzir sem geram danos e riscos ao meio ambiente e à estratégia de mercado da empresa.
É uma maneira da empresa responder a cobrança de seus consumidores por produtos feitos de forma sustentável. Exige que a empresa revise sua forma de produção e padrões de consumo. Dentre as principais ações lida com projetos de reciclagem, saneamento (incluindo o tratamento do esgoto industrial), reflorestamento, educação ambiental e coleta de lixo.
Nos últimos anos, a participação da iniciativa privada, nas questões socioambientais, está aumentando progressivamente. A responsabilidade socioambiental vem adquirindo um caráter estratégico dentro das empresas. tanto no entorno social, onde empresas desenvolvem seus negócios como nas suas práticas internas de gestão.
A mudança da postura organizacional está claramente relacionada ao grau de Capacidade de inclusão e de importância para a empresa, quanto às suas responsabilidades com seu público.
No Brasil, pode ser verificado por meio da pesquisa realizada pelo IPEA - Instituto de Pesquisas Aplicadas (2001), intitulada “A Iniciativa Privada e o Espírito Público”. Os resultados finais da pesquisa, realizada pelo IPEA, pela segunda vez, em todo o Brasil, apontam um crescimento significativo, entre 2000 e 2004, na proporção de empresas privadas brasileiras que realizaram ações sociais em benefício das comunidades. Neste período, a participação empresarial, na área social, aumentou 10 pontos percentuais, passando de 59% para 69%. Já são, cerca de, 600 mil empresas que atuam, voluntariamente, em ações sociais.
Dentre os motivos que podem ser atribuídos a esta mudança cultural do setor empresarial no mundo destacam se: globalização e o crescimento de movimentos ecológicos e de defesa do consumidor; no Brasil, o surgimento da postura socialmente responsável foi, também, influenciado pela transição para a democracia, no final dos anos 80.
No âmbito do processo de responsabilidade socioambiental, foram surgindo as práticas e as entidades de responsabilidade social, mudança que também envolveu uma redefinição do papel empresarial e social que o Estado desempenhara, desde os anos 30, na direção de uma atuação mais regulatória, por meio de privatizações de empresas estatais, demissão de funcionários públicos, entre outras medidas.
...