A Responsabilidade Social No Brasil
Monografias: A Responsabilidade Social No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicatanini • 8/9/2014 • 341 Palavras (2 Páginas) • 634 Visualizações
Responsabilidade Social no Brasil
No Brasil, a responsabilidade social começou a ser discutida nas empresas a partir dos anos 60, após a criação da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas e no surgimento da Lei nº 76.000/75, que obrigou as empresas a fornecer informações individuais sobre seus empregados.
Essa discussão sobre o papel social das empresas vem ganhando espaço crescente sendo visto não apenas como um conjunto de iniciativas motivadas por razões de marketing, relações públicas ou filantropia, mas como um conjunto de políticas, práticas e programas que permeiam os negócios e o processo de tomada de decisões na empresa, contemplando mudanças organizacionais de implicações estratégicas profundas.
Responsabilidades sociais são ações integradas que, se operacionalizadas com eficiência e eficácia produzem um resultado de maior produtividade e bem-estar para as pessoas. Dessa forma não pode ser desenvolvida em um ambiente onde o empreendedorismo não seja aceito e estimulado. O discurso e a prática devem ser coerentes.
As empresas que vêm praticando a responsabilidade social estão obtendo resultados positivos principalmente em função de redução de custos operacionais, melhoria de imagem, aumento do volume de vendas e lealdade dos clientes.
Descobre-se então, a dimensão estratégica da responsabilidade social, na medida em que ela contribui para maior competitividade, por implicar um ambiente de trabalho mais motivador e eficiente, contribuindo para uma imagem institucional positiva.
Porém, são poucas as organizações que adotaram uma postura realmente ética diante de seus stakeholders, mas, a tendência é que isso, no futuro, deixe de ser diferencial e passe a ser obrigação, pois estamos falando de empresas que competem num mercado global e precisam conquistar e fidelizar clientes.
Sendo assim, a adoção de um "Código de Ética" é importante em todo processo de formação de responsabilidades e na divulgação do compromisso da empresa com a responsabilidade social. Além de ser útil para dar aos profissionais de uma empresa orientação sobre como agir em momentos de tomada de decisões difíceis, reduzindo os riscos de interpretações subjetivas quanto aos aspectos morais e éticos nelas envolvidos. Sua elaboração deve envolver todos os escalões da empresa e considerar aspectos culturais da mesma.
Referências:
• http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/administracao-com-responsabilidade-social-os-beneficios-chegam-ate-voce/205/
• http://br.monografias.com/trabalhos/artigo/artigo.shtml
• http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141565552002000300005&script=sci_arttext
• http://www.administradores.com.br/artigos/academico/estrategia-responsabilidade-social-no-brasil-como-conteudo-estrategico/70885/
...