Resumo
Trabalho Escolar: Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvanaserafim • 17/3/2014 • 470 Palavras (2 Páginas) • 4.302 Visualizações
Resumo do filme "O problema não é meu"
O vídeo “O Problema não é meu” mostra como um problema que inicialmente parece ser somente de uma parte da empresa pode se transformar em algo sério que vai atingir a todos mais cedo ou mais tarde. A história se inicia com jardim de uma empresa começando a pegar fogo, algo pequeno, nada que um simples copo de água não fosse resolver. Mas, esse problema seria de quem? Meu? Seu? Dos trabalhadores daquela empresa? É exatamente por pensar assim que ninguém fez nada. Ficavam uns falando para os outros: “o jardim está pegando fogo! "ah, esse problema não meu, estou ocupado”. Até que quando viram um grande incêndio em direção ao prédio da empresa e começaram a discutir de quem seria o problema. Os dedos acusadores ficam claros no vídeo, um acusando o outro e quando todos se viram numa situação de alto risco, finalmente resolveram se unir para planejarem uma solução. Com a ajuda de todos, o incêndio foi controlado e a empresa, bem como todos os seus colaboradores, ficaram em segurança. Esse vídeo nos permite visualizar conceitos que deveriam ser muitos valorizados no mundo organizacional, como trabalho em equipe e colaboração entre as pessoas.
Infelizmente, o que é mostrado acontece todo o dia no mundo organizacional, como desunião entre departamentos, funcionários e até mesmos os gestores de uma organização, onde cada qual pensa que o problema não é de sua área , evitam ajudar e pedir ajuda, pensam que podem resolver tudo sozinho. Esse conflito interno deveria ser um dos principais pontos a ser evitado nas empresas, pois em geral acaba prejudicando diretamente os clientes e fornecedores, como por exemplo, uma situação que é muito comum, o famoso empurra-empurra, onde o cliente liga numa área para resolver um problema e essa área diz o problema é de outro departamento, e por sua vez diz que não é de sua alçada. Esse tipo de postura prejudica a todos podendo abalar a imagem da empresa provocando uma visão negativa junto ao cliente e fornecedores e muitas vezes essa imagem negativa acaba sendo passada através do famoso marketing de boca - a - boca.
Por isso devemos sempre ter em mente que o problema de um, pode se tornar problema de todos quando convivemos em equipe ou fazemos parte de uma organização. Por isso, na próxima vez que ouvirmos que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há um problema no departamento ou empresa toda a empresa corre risco. Devemos refletir que um problema pequeno pode se transformar em algo sério que poderá atingir a todos mais cedo ou mais tarde, então ao ver um problema que você possa resolver, tome a iniciativa, pois a maioria das empresas buscam pessoas proativas, que façam a diferença.
...