Resumo
Dissertações: Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nattymar • 25/9/2014 • 1.101 Palavras (5 Páginas) • 1.840 Visualizações
FATORES-CHAVE DE DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTO.
Os fatores-chave de desempenho da cadeia são: estoque, transporte, instalações e informação.
• Estoque é um importante fator-chave da cadeia de suprimento porque as mudanças de suas políticas podem alterar drasticamente a eficiência e a responsividade da cadeia.
• Transporte significa movimento de estoque de um ponto a outro na cadeia de suprimento. O transporte pode ser feito a partir de várias combinações de meios e rotas, cada uma com características particulares de desempenho.
• Instalações são os locais na rede da cadeia de suprimento onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado. Os dois tipos de instalações principais são os locais de produção e os locais de armazenamento.
• Informação consiste em dados ou análises a respeito de estoque, transporte, instalações e clientes, que fazem parte da cadeia de suprimento. A informação é potencialmente o maior fator-chave de desempenho da cadeia de suprimento.
UMA ESTRUTURA PARA A ORGANIZAÇÃO DOS FATORES-CHAVE.
O objetivo da estratégia da cadeia de suprimento é a conquista do equilíbrio entre responsividade e eficiência que resulta no alinhamento estratégico com a estratégia competitiva. Para alcançar esse objetivo, a empresa utiliza os quatro fatores-chave da cadeia de suprimento expostos anteriormente. O impacto conjunto dos quatro fatores-chave vai, então, determinar a responsividade e a eficiência de toda a cadeia de suprimento. A cadeia de suprimento deve, a partir de então, utilizar seus fatores-chave para alcançar o nível de desempenho estabelecido pela estratégia a ela designada.
ESTOQUE.
Papel do estoque na cadeia de suprimento.
Um papel importante executado pelo estoque na cadeia de suprimento é o de aumentar a quantidade de demanda que pode ser atendida, pois ele permite que o produto esteja pronto e disponível para o momento que o cliente quiser. Outro papel significativo é o de reduzir custos explorando quaisquer economias de escala que possam vir a existir durante a produção e a distribuição.
O estoque é o principal fator gerador de custo em uma cadeia de suprimento e exerce um forte impacto na responsividade. O estoque exerce também um grande impacto no tempo de fluxo do produto e na taxa de saída (throughput) em uma cadeia de suprimento.
Papel do estoque na estratégia competitiva.
O estoque tem uma participação crucial na capacidade da cadeia de suprimento em apoiar a estratégia competitiva da empresa. Se a estratégia competitiva da empresa exige um alto nível de responsabilidade, a empresa pode usar o estoque para alcançar essa resposividade, disponibilizando grandes quantidades de estoques próximas ao cliente.
Componentes das decisões sobre estoque.
As principais decisões relacionadas a estoque que devem ser tomadas pelos gerentes para a criação de cadeias de suprimento mais responsivas e eficientes são:
• Estoque cíclico – é a quantidade média de estoque utilizada para satisfazer a demanda entre o recebimento das entregas vindas dos fornecedores;
• Estoque de segurança – é o estoque mantido como precaução no caso de a demanda exceder as expectativas e serve para combater a incerteza;
• Estoque sazonal – é o estoque criado para combater a variabilidade previsível da demanda. As empresas que adotam o estoque sazonal o fazem em períodos de baixa demanda armazenando-os para os períodos de alta demanda, quando não terão a capacidade de produzir tudo que é pedido.
TRANSPORTE.
Papel do transporte na cadeia de suprimento.
Assim como outros fatores-chave da cadeia de suprimento, o transporte exerce grande influência tanto na responsividade, quanto na eficiência. Um transporte mais rápido, utilizando diferentes meios ou diferentes quantidades a serem transportadas, contribui para que a cadeia de suprimento seja mais responsiva, mas acaba reduzindo sua eficiência.
Papel do transporte na estratégia competitiva.
O papel do transporte na estratégia competitiva da empresa é representado proeminentemente quando a empresa está avaliando as necessidades-alvo de seus clientes. Se a estratégia competitiva tem como alvo o cliente que demanda um nível alto de responsividade, a empresa pode então utilizar o transporte como um fator-chave para tornar a cadeia de suprimento mais responsiva. O oposto também procede. Se a estratégia competitiva da empresa tem como alvo clientes que apresentam o preço como principal critério de decisão de compra, a empresa pode então utilizar o transporte para baixar o custo do produto.
Componente
...