Resumo Atualidades
Por: tefe_aqa • 28/4/2015 • Abstract • 5.341 Palavras (22 Páginas) • 229 Visualizações
[POSTAGEM 23]
Combinações frenéticas para sua prova!
- Boko Haram ou Al Qaeda do Iemen
- Lei Antifumo
- Sobretaxa cobrada para paulistanos que excederem o consumo(Crise da Água)
- Separatismo na Ucrânia
Ou então:
- Caso brasileiro executado Indonésia
- Alexis Tsipras vence eleição na Grécia
- Caso Nisman na Argentina
- Eleição no Conselho de Segurança da ONU
Ou então:
- Questão da corrupção no Brasil
- Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade
- Alterações nas Leis Trabalhistas
- Provão do CREMESP
Ou então:
- Crescimento do whatsapp
- "Cotas" para concursos em SP
- Referendo na Escócia
- Morte de Estudantes no México
Ou então:
- Questão dos refugiados pelo mundo
- Crise na Venezuela
- Luta das mulheres (paquistanesa Malala)
- Vacina contra HPV
Ou então:
- Diferentes violações aos direitos humanos no mundo
- COP 20 (PERU)
- Operação Lava Jato
- Ciclofaixas
- Extintor ABC (obrigatoriedade)
[POSTAGEM 21] – EXERCÍCIO COMENTADO
(Banca PRDA) Observe a reportagem veiculada pelo portal G1, em fevereiro de 2015.
“Mercado vê maior contração do PIB em 25 anos e IPCA de 7,47% em 2015
Previsão do mercado é de retração de 0,58% no PIB, a maior desde 1990.
Analistas dos bancos também preveem nova alta de juros nesta semana”.
O cenário econômico é de recessão técnica, que se caracteriza por:
a) Dois trimestres não consecutivos de ampliação do PIB.
b) Dois trimestres consecutivos de contração do PIB.
c) Um semestre de instabilidade e desvalorização da moeda.
d) Dois quadrimestres de retração do poder de compra da população.
e) Dois quadrimestres de instabilidade política e social.
GABARITO: B.
Uma questão bastante técnica, exigindo o domínio conceitual por parte do candidato. Ainda assim, por conta da situação econômica desfavorável, é importante se atentar para o que seria considerada uma recessão técnica, por mais específico que o tema pareça. No caso, segundo conceitos da economia, uma recessão técnica é afirmada a partir de dois trimestres consecutivos de contração do PIB, ou seja, a partir da sequência de redução do PIB dentro do cenário econômico do país. Destaco ainda que, o próprio IBGE, afirmou que o resultado do PIB 2014 será divulgado no final de março, por conta do atraso devido à redução do número de funcionários. Obviamente que sugere um clima de tensão e preocupação do mercado, dado o baixo desempenho do país nos primeiros meses de 2014.
[POSTAGEM 22]
Passamos da metade! Sigam firmes e fortes!!!
Em 2014, a economia chinesa cresceu 7,4%. Foi o pior resultado dos últimos 24 anos. Ainda assim, a expansão do país demonstra uma solidificação da economia que conseguiu enfrentar a crise econômica de 2008 e seus reflexos pelos anos seguintes. Para se ter uma ideia, em 2007 o PIB cresceu 14,2% e, em 2010, 10,4%.
[POSTAGEM 14]
Galera, o acordo nuclear com o Irã certamente será tema das próximas provas! EUA, FRANÇA, CHINA, RUSSIA, REINO UNIDO e ALEMANHA, foram os países que nortearam a construção do acordo, com o objetivo de reduzir o potencial nuclear do país, reduzindo sanções comerciais!
Lembre-se: população iraniana comemorou o acordo, tendo em vista a aproximação com as potências ocidentais. O uso pacífico da energia nuclear foi o grande ganho do acordo.
O Irã passa por maus bocados com a crise do Petróleo. Assim como a Venezuela, Rússia e Nigéria, o Irã tem grande dependência econômica do ouro negro, que vive uma baixa desde 2014. Esta baixa do petróleo prejudica, inclusive, a exploração da camada pré-sal, tendo em vista que a rentabilidade foi planejada a partir do valor do barril mais elevado. Na Rússia, as sanções impostas pela UE dramatizam ainda mais a situação do rublo e, consequentemente, da própria economia do país.
As exportações brasileiras para a Rússia equivalem a 2% (o que poderia ser considerado simbólico). Porém, o ano de 2014, registrou um aumento nas compras de 33% por parte dos russos. Isso se dá pela maior abertura aos produtos agropecuários brasileiros, principalmente carne bovina e suína, após ter decidido proibir a importação de alimentos e produtos agrícolas da União Europeia e dos Estados Unidos.
Alguém desistiu?Estão firmes?
[POSTAGEM 20]
E é PIB pra cá, PIB pra lá. Mas você sabe como é calculado o tal de "PIB" (PRODUTO INTERNO BRUTO)?
- Trata-se da SOMA de todos os BENS e SERVIÇOS produzidos durante certo período. Para que não seja computado duas vezes, considera-se bens e serviços FINAIS. Por isso, a matéria-prima para fabricação não é levada em consideração.
EXEMPLO: A farinha de trigo para fabricar o pão, NÃO entra na contabilidade.
O consumo da população está ligado consideravelmente à elevação do PIB. Quanto maior o consumo da população, maior o PIB. O consumo, por sua vez, está atrelado ao salário e aos juros. Outro fator que influencia o PIB é o investimento das empresas (o que resulta na compra de bens, expansão de mão de obra, ampliação de atividades).
As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.
[POSTAGEM 2]
Tentarei postar (caso a conexão me permita), uma dica a cada 3 minutos, pelo menos. Serão, aproximadamente, 40 DICAS! Fiquem ligados! Se não der para fazer a leitura no momento da postagem, faça depois. Só não deixe de assimilar a DICA!
Infelizmente, é difícil responder questões durante a REVISÃO. Quem tiver dúvida, envie inbox que respondo nos próximos dias!
Lógico, não deixem de curtir, comentar e/ou compartilhar! Esse é o meu maior termômetro!
De qual cidade teclam?
[POSTAGEM 37]
O Brasil é campeão de mau comportamento dos alunos em sala de aula. Segundo estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, os professores gastam 15% do tempo da aula tentando manter a ordem. Aqui residem outros problemas (estruturais e funcionais): falta de um espaço adequado, ventilado, iluminado, arejado, desvalorização do professor, baixos salários, falta de reconhecimento, etc. No Japão, por exemplo, os problemas de indisciplina são poucos.
OBS: A intensidade é que se modifica, porém, os problemas repetem-se na rede PÚBLICA e rede PRIVADA.
...