Resumo : Barão De Mauá ( Filme )
Pesquisas Acadêmicas: Resumo : Barão De Mauá ( Filme ). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiamoraes • 27/11/2014 • 541 Palavras (3 Páginas) • 684 Visualizações
Estarei fazendo um breve relato sobre a história empresarial de Irineu Evangelista de Sousa. Entre sua realizações marcantes estão o primeiro estaleiro, a primeira ferrovia e o primeiro banco privado do Brasil; a inauguração da iluminação a gás do Centro do Rio de Janeiro; a estrada de ferro Santos – Jundiaí; e a ligação entre o Brasil e a Europa por cabos telegráficos submarinos, entre outros investimentos.
Um homem visionário que influenciou e realizou profundas mudanças no Brasil, mudanças das quais até hoje nos beneficiamos.
A convivência com Carruthers foi vantajosa para ambos: Irineu recebeu mais oportunidade de prosseguir em seu aprendizado, como ajudou o escocês a multiplicar sua fortuna. Na Carruthers & CO., aprendeu inglês e teve acesso à bibliografia que impulsionava o avanço do capitalismo pós – industrial inglês.
Irineu aprendeu a operar e lucrar com as operações de câmbio realizadas pelos ingleses nas trocas por mil – réis e ouro no Brasil, e assim dar um passo a frente dos concorrentes brasileiros.
Mauá fala da experiência em terras britânicas para explicar seu maior interesse pela siderurgia, por considera-la a mãe de todas as industrias.
Comprou um estabelecimento de fundição e estaleiros na Ponta de Areia, em Niterói (RJ). Sua intenção era transformá-lo em um estabelecimento aos moldes ingleses; contrário ao uso de mão de obra escrava, foi obrigada a aceitá-la como parte da cultura brasileira, mas foi aos poucos trazendo trabalhadores livres da Europa.
O ponto de partida para essa atividade industrial foi um contrato, conseguido junto ao gabinete do governo, para canalizar as águas do rio Maracanã e a cessão de navios a vapor fabricados em seu estaleiro para um conflito militar contra a Argentina pelo controle da navegação do Rio da Prata.
Aproveitou - se da extinção gradual, mas definitiva do tráfico de escravos, para convocar os agora ex-traficantes de escravos, para fundar o Banco do Commercio e da Indústria do Brasil, cujo o nome foi reduzido para Banco do Brasil.
Foi assim que ele se tornou o principal financiador dos grandes produtores de café brasileiros, e se capitalizar para os seus próprios objetivos: a construção da primeira ferrovia do Brasil e o fornecimento de iluminação a gás nas ruas da cidade do rio de Janeiro.
Recebeu uma carta tornando - o Visconde de Mauá, graças a seu empenho na instalação dos cabos submarinos de telégrafo que ligaram o Brasil à Europa.
Afastou-se da vida pública quando foi decretada sua falência, reestabeleceu seu título de comerciante e pagou a todos os que devia, e morreu em 21 de Outubro de 1889.
ESPERO TER AJUDADO, O FILME É LONGO E RICO EM INFORMAÇÕES SOBRE NOSSA HISTÓRIA, RECOMENDO QUE ASSISTAM. ABRAÇOS CLÁUDIA.
...