Resumo Capitulo 1, 2 E 3 ATPS
Trabalho Escolar: Resumo Capitulo 1, 2 E 3 ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wiseles • 2/10/2014 • 1.953 Palavras (8 Páginas) • 975 Visualizações
Capitulo 01 - Recurso
Administração de recursos visa seu objetivo minimizar os desperdícios, e o seu suporte são divididos em cinco recursos que precisa estar a disposição da empresa são: recurso material, patrimonial, capital, humano, e tecnológico todos tem que estar em sinergia para a empresa ter sucesso.
Recurso material: visa a identificação do inicio ao fim, que começa pelos fornecedores até a entrega final ao consumidor.
Recurso Patrimonial: se resumem nos bens da empresa, equipamentos, prédios, veículos e podem ser divididos em tangível que são os palpáveis e o intangível que não podem ser tocados.
Recurso de Capital: é o recurso que através dele pode ser utilizado para aquisição de outro recurso.
Recurso Humano: é toda capacidade, conhecimento e habilidade individual para a realização de tarefas no dia a dia.
Recursos Tecnológicos: é o corpo de conhecimento com o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços.
Capitulo 2 – Tecnologia: Produto, Processo, Gestão e Informação.
As diferenças entre produtos e serviços são um pouco mais complexas do que se tem conhecimento, envolvendo o grau de uniformização e de mecanização, bem como os insumos utilizados. Um produto é o resultado de um processo de transformação, algo a que se agrega valor e que está sendo manipulado para posterior oferta ao mercado ou como resposta a uma solicitação do mercado.
Tecnologia do Produto: Definimos tecnologia como a comercialização da ciência, a evolução cientifica que é colocada em cada produto ou serviço. O desenvolvimento ou aprimoramento de uma tecnologia, só acontece quando necessário.
Metodologia PRP – (Processo de Realização do Produto)
O fluxo de uma empresa pode ser representado como um conjunto de entradas que são processadas gerando um conjunto de saídas, ligado por uma realimentação ou feedback.
Primeira Fase do PRP – Por onde começar?
A missão da empresa é o que ela se propõe ser dentro da estratégia de atuação que gerou sua informação. O desejo do consumidor é aquilo que o cliente deseja receber como resultado de uma transação com a empresa. Quanto ao time de desenvolvimento, a empresa deve pensar como irá formar uma equipe para gerir o desenvolvimento do novo produto e como as técnicas de engenharia simultânea serão gerenciadas.
Segunda Fase do PRP e o Desenvolvimento Conceitual do Produto:
No início desta fase temos a definição dos requisitos funcionais do produto. Nela sabe-se exatamente para que serve o produto, qual sua função principal e secundária, mas sempre segundo os conceitos de Engenharia de valor, que se trata de uma técnica que por meio da análise funcional e da criatividade, consegue o aumento do valor percebido pelo cliente, considerando a relação entre função e custo.
Terceira Fase do PRP e Sua Integração à Metodologia:
No desenvolvimento de um produto, é necessário que haja a geração de múltiplos conceitos. A técnica do brainstorming foi desenvolvida para que sejam obtidas soluções de problemas que não estejam presas aos paradigmas vigentes.
Quarta Fase do PRP – Aprimorando o Conceito do Produto.
Tecnicamente o projeto já se encontra definido, mas modificações menores poderão advir sem que seja afetada sua essência. Os materiais já se encontram definidos na seleção de matérias, o que permite o suprimento. A determinação do método de produção, não se restringe apenas à escolha do processo interno de transformação, mas engloba também o projeto do sistema de produção. Ao fim desta fase deveremos ser capazes de responder se o conceito desenvolvido atende às necessidades do cliente.
Quinta Fase do PRP – A Fase das Análises
Análises de Engenharia: Devem ser utilizadas técnicas modernas e melhores praticas.
Análise de Desempenho: Deve-se sempre trabalhar em função dos parâmetros de engenharia e fazer testes e análises dos componentes à medida que eles se tornam disponíveis.
Análises dos Processos de Manufatura: Atualmente utilizam-se simulações de sistemas produtivos, na maioria das simulações, são feitas por softwares que permitem a rápida escolha entre alternativas de produção. Na análise detalhada de custos é feita a preparação dos padrões de custo. Muito utilizada para essa análise é a técnica dos custos por atividade, também conhecido como custo ABC.
Ultimas Fases do PRP e Feedback:
Na manufatura e teste dos protótipos, as empresas líderes de mercado, fazem essa fase de pré-produção a mais curta possível. Quando terminamos a manufatura dos protótipos, devemos ser capazes de responder se o projeto conseguiu atender às necessidades do cliente, e quanto à pergunta final do consumidor, é se o produto é aquilo que ele deseja. Por essa razão é que no digrama PRP existe a ligação constante: “respostas dos clientes e mercado”.
Tecnologia do Processo
Processo: É uma reunião de tarefas ou atividades isoladas para alcançar certos resultados.
Processos Produtivos: Quando deles resulta um produto final ou um componente dele.
Processos Administrativos: Cujo objetivo é a geração de informações ou decisões que influenciam a gestão da empresa.
Processos Comerciais: É aquele cujo resultado é a ação do consumidor, dando-lhe acesso a um bem ou serviço.
Noções da Teoria Geral de Sistemas
O sistema necessita de três elementos para funcionar: A entrada (in put), um processo e uma saída (out put).
Sistemas abertos: Se relacionam com outros sistemas.
Sistemas fechados: São independentes, não consomem entradas nem geram saídas.
Sistema de resultados diretos: O produto ou serviço gerado, por si só já garante o resultado.
Sistema de resultados indiretos: É aquele em que o produto deve se tornar o melhor possível, mas só será conhecido depois de algum tempo.
Sistema de resultado desconhecido: Ocorre quando eventualmente se pode aquilatar o resultado, mas a
...