Resumo Critico filme Transcendece
Por: luizphilip • 18/4/2015 • Resenha • 751 Palavras (4 Páginas) • 560 Visualizações
FILME TRANSCENDENCE
O filme Transcendence, que tem como ator principal Johnny Depp, o filme fala sobre a historia de Dr Will, que é um famoso pesquisador de inteligência artificial da atualidade, ao qual esta tralhando no projeto e construção de um computador dotado de consciência, que conjuga varias informações ao mesmo tempo, e uma grande diversidade de emoções humanas
O filme trata da transferência da mente humana para um computador, onde o cientista acredita que o futuro está nas mãos dos computadores. No início do filme ele dá uma palestra sobre o quanto um computador pode ser inteligente e pode fazer coisas que o ser humano jamais poderia fazer e que muito mais perfeição, ao qual e aprimoradas pelo próprio ser humano, que da vida para a maquina.
Aborda também a questão das emoções que são diminuídas quando a mente de Will é transferida para uma grande rede de computadores. O cientista vai usando de todos os meios para aprimorar a tecnologia que tanto trabalhou em vida. Porém chega um momento que ele começa a brincar de Deus e isso desperta a ira novamente dos terroristas, que farão de tudo para impedi-lo.
Pelo fato de se envolver sempre com experimentos controversos, Will se tornou o maior inimigo daqueles que são contra o avanço da tecnologia, intitulados Que vão tentar de todas as formas destruí-lo.
Na tentativa de assassinar Dr WillCaster, um dos extremistas atira contra ele, com um projétil contaminado radioativamente, assim de certa forma colaborado para o maior invenção do Doutor Will, após ficar sabendo que possui pouco tempo de vida, pede para sua esposa e seu melhor amigos testarem seu novo invento, ao qual seria transferida sua mentepara o protótipo de um supercomputador chamado de PINN, ocorrendo assim o inicio da transcendência.
Assim após experimento dar certo, a máquina dotada de consciência ultrapassa o que era esperado, e coloca em dúvida o destino da humanidade primitiva., sendo a invenção muito ousada posto que criou inteligência artificial dotada de autoconsciência e sentimentos. A máquina então seria uma mente real expandida, ou seja, superior a inteligência coletiva mundial, e traria consigo temores para humanidade, em relação ao poder que esta tem.
O projeto “PINN” só conseguiria autoconsciência, através da duplicação de uma mente real para implementá-la. A partir daí, tem-se algo que vai muito além de uma mera inteligência artificial. De fato, é uma mente humana real expandida. Isso atribui ao computador toda a gama de emoções humanas e seus dilemas intrínsecos .
Essa nova supermáquina, começou a ser vista como a salvação da humanidade, na qual os problemas seriam solucionados através da tecnologia, como a cura de doenças como cegueira, Alzheimer, AIDS entre outras, e crescimento do ecossistema , como limpeza dos rios, proteção da fauna etc.
Porém essas melhorias que esse invento poderia trazer e o temor dele possuir um poder que acabasse com a humanidade primitiva como era conhecida. A sede por expandir sua potência, faz alusão a máquina se tornar um Deus, contrapondo, a ciência e religião, posto que e um inteligência artificial, podendo chegar a um ponto que inteligência não possa mais
...