Resumo De Geotecnia
Exames: Resumo De Geotecnia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafael_jsa • 10/10/2014 • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 1.214 Visualizações
Introdução
Entender os fundamentos da geotécnica é de enorme importância principalmente para os campos da engenharia, dentre elas a civil, pois todas as obras de engenharia apóiam-se no solo. ter conhecimento nessa área é fundamental para se ter sucesso em fundações e qualquer obra em solo.
dentro da geotécnica existem algumas subáreas, dentre elas fundações e obras de terra, fundamentais para qualquer obra seja ela de pequeno ou grande porte. Obras de terra é qualquer obra que utiliza o solo como elemento construtivo, já as fundações respondem pela sustentação de uma construção suportando toda a carga desde lajes e alvenarias, ate as vigas e os pilares.
1 - Fundações
A geotécnica é importante para identificar os tipos de solo e saber o comportamento e reações diante as ações humanas e da própria natureza.
Para se fazer as fundações é necessário ter esse conhecimento de onde se vai construir, pois cada tipo de solo requer um material especifico com características capazes de suportar a obra.
Podemos dividir as fundações em rasas ou diretas, e as fundações profundas; fundações rasas estão compostas por blocos de fundação, sapatas, radier e baldrame. Fundações profundas foram subdivididas em estacas, tubulões e caixões.
1.2 - Fundações rasas ou diretas
São elementos em que a carga é transmitida ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, em que a profundidade é inferior a duas vezes a menor dimensão.
estão subdivididas em: Blocos de fundação; onde houver pilar existirá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo.
1.2.1 - Sapatas de fundação: bloco Construído com concreto armado, que ao contrario dos blocos de fundações, necessitam de armadura para suportar a tensão da tração.
1.2.2 - Fundação em Radier: é uma laje de concreto armado, que distribui a carga total da edificação uniformemente pela área de contato, que distribui toda a carga da edificação para o terreno, constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente superficial.
1.2.3 - Baldrame: conhecida como viga de fundação, apresenta uma distribuição de carga para o terreno tipicamente linear, sendo este o elemento que transmite a carga para o solo ao longo de todo seu comprimento.
1.3 - Fundações profundas
São aquelas em que a carga é transmitida ao terreno através se sua base, estão assentadas a uma profundidade maior que duas vezes a sua menor dimensão em planta. Possuem as bases implantadas, dispensa abertura da cava de fundação com um elemento cravado por meio de um bate estaca.
Subdividem-se em:
1.3.1 - Estacas: elementos executados por ferramentas ou equipamentos que pode ser por cravação a percussão ou prensagem, ou ainda por escavação.
1.3.1.1 - Estacas de madeira: são troncos de arvore cravados com bate estaca de pequeno porte, utilizadas em obras provisórias como pontes.
Estacas Strauss: executada através de balde souda(piteira) com uso parcial ou total de revestimento recuperável e posterior concretagem.
1.3.1.2 - Estacas tipo Franki: executadas enchendo-se de concreto, pode ser feito no inicio da cravação do tubo ou em etapa intermediária, por meio de material granular ou peça pré-fabricada de aço ou de concreto.
1.3.1.3 - Estacas raiz: é uma estaca de pequeno diâmetro concretada inloco, cuja perfuração é realizada por rotação ou por rotopercussão, em direção vertical ou inclinada.
1.3.2 - Tubulões: é um elemento cilíndrico geralmente, geralmente dotados de uma base alargada, com um tubo de aço de diâmetro mínimo de 70cm para permitir a entrada de um homem para fazer a limpeza do solo.
1.3.2.1 - Tubulão a céu aberto: normalmente sem revestimento e não armados no caso de existir somente a carga vertical, e tubulões de ar comprimido.
1.3.2.2 - Tubulões de ar comprimido: são sempre revestidos, podendo esse revestimento ser constituído de uma camisa de concreto armado ou por uma camisa metálica.
1.3.3 - Caixões: elemento de fundação profunda de forma prismática, concretada na superfície e instalada por escavação interna.
2 - Obras de terra
Tratam da preparação do terreno para que a obra, qualquer que seja, esteja em local propicio
...