Resumo De Rdc
Artigo: Resumo De Rdc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: freitasisadora • 1/3/2014 • 671 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
Na pagina 7 da RDC, nos fala sobre a importância do nutricionista nos cuidados que devemos ter com transporte e conservação das nutrições enterais, seu armazenamento,temperatura, manutenção e preparo até sua entrega ao profissional responsável pela administração,no qual também é obrigação do nutricionista orientá-lo e treiná-lo para isso. A administração e a conservação após o recebimento é de responsabilidade do enfermeiro.
Administração:
A administração da NE deve ser executada de forma a garantir ao paciente uma terapia segura e que permita a máxima eficácia, em relação aos custos,utilizando materiais e técnicas padronizadas.
A NE é inviolável até o final de sua administração, não podendo ser transferida para outro tipo de recipiente. A necessidade excepcional de sua transferência para viabilizar a administração só pode ser feita após aprovação formal da EMTN.
A via de administração da NE deve ser realizada pelo medico ou enfermeiro ou enfermeiro, por meio de técnica padronizada e conforme protocolo previamente estabelecido.
A utilização da sonda de administração da NE não é exclusiva, podendo ser utilizada para medicamentos e outras soluções quando necessário.
Controle Clínico e Laboratorial:
O paciente submetido à terapia nutricional enteral deve ser controlado quanto à eficácia do tratamento, efeitos adversos e alterações clinicas que possam indicar modificações da terapia nutricional enteral.
Avaliação final:
Antes de interromper a terapia nutricional enteral o paciente deve ser avaliado em relação à:
5.8.1.1 Capacidade de atender às suas necessidades nutricionais por alimentação convencional
5.8.1.2 Presença de complicações que ponham o paciente em risco a vida do paciente
5.8.1.3 Possibilidade de alcançar os objetivos propostos, conforme normas médicas e legais
Documentação Normativa e Registros:
5.9.1 Os documentos normativos e os registros inerentes à TNE são de propriedade exclusiva da UH e ou EPBS, ficando a disposição da autoridade sanitária, quando solicitados.
5.9.2 Quando solicitadas pelos órgãos de vigilância sanitária competente devem as UH e ou EPBS, prestar informações e ou proceder a entrega de documentos, nos prazos fixados, a fim de não obstarem as ações de vigilância e as medidas que forem necessárias.
Inspeções:
As instituições estão sujeitas a inspeções sanitárias para verificação do padrão de qualidade do serviço de terapia nutricional, bem como o grau de atendimento que devem ser realizadas com base nos Roteiros de Inspeção.
Visando a qualidade e segurança da nutrição enteral é avaliado o cumprimento dos itens dos roteiros de inspeção baseado no risco potencial inerente de cada item.
IMPRESCINDÍVEL ( I ) aquele item que pode influir em grau critico na qualidade e segurança da NE.
NECESSÁRIO ( N ) aquele item que pode influir em grau menos critico na qualidade e segurança da NE.
...