Resumo De Redação Jornalistica
Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Redação Jornalistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nvhelayel • 30/8/2014 • 623 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
Guia do Jornalismo na Internet
Desde 1995, início da Internet em nosso país, a rede cresce exponencialmente, fato constatado pelo Comitê Gestor Nacional. Abaixo citaremos alguns pontos:o crescimento da rede em território brasileiro é duas vezes maior que a média anual mundial;só perdemos para os EUA e Canadá,no continente americano, quando se fala de computadores ligados à internet;possuímos quase metade das máquinas conectadas à internet na América Latina e há uma estimativa de 1 milhão de usuários com uma perspectiva de 50% de crescimento.
Esse crescimento permitiu o surgimento de novas ferramentas de marketing, novas fontes de receitas, expansão do comércio online e reinvenção da mídia, tornando-a online e on-time. Em 1995 já surgiam as versões eletrônicas dos jornais, começando a mudar seu jeito de interagir com a sociedade. As publicações brasileiras na internet já chegam a mais de 500, número que aumenta a cada dia que passa em virtude dos investimentos em projetos exclusivos para a mídia online, os chamados publishers.
Por essas transformações,em nosso país, principalmente, e no mundo, me dediquei a estudar o jornalismo e sua evolução, dando origem a um projeto de pesquisa com o apoio do CNPq. Tudo o que consegui de material pode ser encontrado na bibliografia online sobre jornalismo digital.
Diante disso, pude também aprender os erros mais comuns e receitas de sucesso para o setor de serviços online no futuro. Esse material serve tanto para pesquisadores, professores e estudantes de comunicação, quanto para profissionais da área interessados em novas mídias.
Os textos jornalísticos na Internet. Uma breve análise gramatical.
Jornalismo é a arte de informar ou divulgar informações de forma concisa, clara e objetiva, de forma que o público entenda o que recebe sem dar margem à ambiguidade.
Segundo Lage, comunicar de forma eficiente e ser aceito socialmente é o ideal para a linguagem jornalística.A linguagem é uma forma de democracia para Bakhtin, pois é um dos pilares para a formação de leitores críticos.
Já para Franklin Martins, um bom texto jornalístico é o que toca a emoção do receptor, de modo de que ele não tenha dúvidas da qualidade do que lê.
Por isso, o leitor tem que estar apto a raciocinar e tirar suas próprias conclusões do texto que recebe, que pode ser de 06 tipos:
-artigo: texto interpretativo e opinativo, não muito extenso. Geralmente assinado por um articulista.
-editorial: texto opinativo, publicado sem a assinatura de um profissional ou articulista e se refere a um assunto de maior relevância. Representa o ponto de vista do veículo de comunicação.
-entrevista: serve de pesquisa do repórter e ele pode montar tanto uma reportagem como um texto de perguntas e respostas. Podem ser de informação ou opinião.
-matéria: tudo o que é para ser publicado ou não por um veículo de comunicação.
-notícia: relato de acontecimentos relevantes para a sociedade e de fácil compreensão.
-reportagem: tudo pertinente à confecção de uma notícia jornalística: cobertura, apuração, seleção de dados, etc. Tem também um valor documental.
Pesquisando
...