TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Indicativo

Monografias: Resumo Indicativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO INDICATIVO

Jenison Lima Fontes*

1.1 NOÇÕES PRELIMINARES

A palavra ciência significa conhecer, ou seja, obter informações de algo ou do mundo, e deriva-se do latim Scire. Através da ciência podemos buscar o conhecimento para que assim possamos explicar o universo físico e social. A importância da ciência em nosso dia dia é totalmente descrita ao citar o quão presente está em nossas vidas. A busca para decifrar a ciência trouxe consigo diversas variações de títulos, sendo as principais; epistemologia, teoria da ciência, filosofia da ciência e metodologia. O texto nos mostra que desde os primórdios buscamos e adquirimos o conhecimento, seja através de ensinamentos dos nossos antepassados, ou com o decorrer do tempo com nossa própria capacidade de absorver as experiências naturais e sociais do nosso cotidiano. Vale salientar que para a ciência o mais importante é o conhecimento sistemático.

Apesar das contribuições de vários povos, foram os gregos que tiveram uma preocupação mais sistemática e filosófica com as condições de formação do conhecimento. Grandes pensadores e filósofos contribuíram para a construção da ciência, os principais citados são; Platão, Aristóteles, Bacon, Newton e Galileu Galilei.

1.2 CONCEITUAÇÃO

Apesar de muitos autores buscarem a definição do que é ciência, ainda não existe uma definição exata, pois todas as explicações são imprecisas e questionáveis. Contudo pode-se considerar como mais precisa a explicação de Trujillo Ferrari, que define ciência como: '' todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação”. Vale ressaltar que entre tantas definições possíveis, existem também definições consideradas complementares, conceituadas por Turato e Kuhn, que situa-se entre a compreensão acadêmica e teórica.

1.3 DIVISÃO DAS CIÊNCIAS

Hoje em dia as Ciências se dividem em dois grandes grupos: Ciências Formais: Lógica e Matemática; e Ciências fáticas ou factuais: Naturais e Sociais. As Ciências formais são as que tratam dos entes ideais, que só existem em nossas mentes. As Ciências fáticas por sua vez subdividem-se em Ciências Naturais e Ciências Sociais. Existe uma proposta feita pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico) para alterarem as áreas de conhecimento, dividindo assim a classificação das Ciências em doze grandes áreas de conhecimento.

1.5 OBJETO E OBJETIVOS DA CIÊNCIA

Os objetos das ciências formais são ideais tendo como método a dedução. Por sua vez os objetos das ciências fáticas são matérias, seu conteúdo é a observação, a experimentação e, a dedução.

Os objetivos da ciência buscam melhorar o conhecimento, descobrir novos fatos ou fenômenos; aproveitamento espiritual; aproveitamento material do conhecimento e estabelecer um controle sobre a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com