Resumo Livro O Corpo Fala
Artigo: Resumo Livro O Corpo Fala. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavogc18 • 19/10/2014 • 686 Palavras (3 Páginas) • 2.712 Visualizações
Resumo livro ‘’O Corpo Fala’’
O livro “O Corpo Fala”, de Pierre Weil e Roland Tompakow, procura mostrar a linguagem manifestada pelo corpo, nos diversos tipos de relacionamentos humanos que temos ao longo de nossas vidas.
Por se tratar de um livro que explica os aspectos do comportamento humano, o conteúdo não é somente transmitido por meras palavras, e sim por ilustrações que facilita o nosso entendimento, formando uma unidade de comunicação intensa, clara, simples e divertida.
No primeiro capítulo do livro recebemos um convite para folhear um pouco o livro para o despertar da curiosidade. Conheceremos três animais que vão fazer parte de todo o vocabulário do livro. O tópico traz uma introdução de como analisar as atitudes corporais como base na forma que aprendemos o alfabeto. Informa-nos que falamos através de cada gesto feito como andar, sorrir, virar a mão para cima ou para baixo, o olhar, a fala e vários outros movimentos pode- se mostrar a linguagem do corpo. Todo o processo desde o nascimento, mostramos a linguagem corporal, aprender a andar, a falar, a raiva, o medo, ou seja, as vontades e desejos do homem e durante a sua vida.
A partir do segundo capítulo do livro, compara o corpo humano a esfinge que é dividida em três partes (boi, leão e águia) o boi que equivale ao abdômen da esfinge significa vida instintiva e vegetativa, desta forma o homem mostra seus desejos, a apetites, ou a seus próprios instintos do dia a dia como comer, dormir, portanto seus desejos e outras vontades que se localizam no abdômen. O leão mostra o emocional do ser,( o coração) o centro de toda emoção do homem, são todos os nosso sentimento como medo, amor, ódio, raiva , susto, timidez, ser submisso ou retraído, mostra o equilíbrio e outras emoções que vem de dentro para fora.
Estendendo se para os demais capítulos, o assunto será sobre símbolos e as explicações sobre eles, vendo que um símbolo antigo nos dará a estrutura psicossomática do homem e da linguagem do corpo. Desde os tempos imemoriais, usam - se símbolos – mensagens sintéticas de significado convencional. Usando um símbolo, pode - se comparar o corpo humano a uma esfinge; àquela esfinge dos egípcios ou dos assírios. A esfinge era composta por quatro partes: corpo de boi, tórax de leão, asas de águia; e cabeça de homem.
No décimo capítulo em diante, o autor vem mostrar toda a parte de energia que o corpo humano transmite de forma exploratória, que mais uma vez através da esfinge ele vem a mostrar tanto a forma consciente e instintiva como o domínio e emoção que desperdiça energia o corpo mostra todas as informações necessárias do que está acontecendo no momento. Vindo a armazenar ideias e sentimentos como a fome, medo, desejo sexual, o autor mostra frequentemente mostra exemplos de atitudes corporais e o que o corpo transmite como suas atitudes de direção e intensidade de fluxo de energia do corpo a seguir mostra as modificações de comportamentos interpessoais como contemplação cruzamento de braços, medo, raiva, expressão do rosto, inclinação do corpo, mãos frouxas, dedos estirados e entreabertos, enfim várias formas de mostrar-se dentro do território dando continuidade de o corpo expressar componentes de energia do estudo, ou seja, cada parte de nosso corpo nos mostra de certa forma
...