Resumo Louis Pasteur
Dissertações: Resumo Louis Pasteur. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leydi09 • 19/3/2015 • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 510 Visualizações
• Descoberta da existência dos germes
Com o aperfeiçoamento do uso do microscópio, Louis Pasteur descobriu a fundo a construção química do álcool. Assim, descobriu a existência de seres vivos (impossíveis de serem vistos a olho nu) que estavam ligados à fermentação. Louis Pasteur examinou ao microscópio o material colhido em uma destilaria para produzir álcool. Ele tentava resolver um problema de um produtor. . Ao microscópio, Pasteur observou que o material estava repleto de pequenos glóbulos amarelados: eram os levedos, seres microscópicos que transformam açúcar em álcool. Nos tonéis bons, os levedos eram redondos e nos outros, os levedos eram menores e alongados. Ele concluiu que existiam seres vivos capazes de se desenvolverem na ausência de oxigênio e que era isso que caracterizava a fermentação. , Pasteur começou a se perguntar de onde vinham esses seres minúsculos.
• Queda da teoria de Geração espontânea
O médico belga Jan Baptista Val Helmont defendia que de uma camisa suja com pedaços de queijo poderiam nascer camundongos. Mas o naturalista italiano Francesco Redi começou a destruir essa teoria, chamada de Geração Espontânea.
Antonie van Leeuwenkoek, revelou que existiam micro-organismos nas águas, combatendo também a Teoria da Geração Espontânea. . Ele acreditava que as sementes desses seres vivos ficavam suspensas no ar.
Pasteur concordava com a tese de van Leeuwenkoek e a comprovou experimentalmente, mostrando que há no ar germes na forma ativa e inativa.
• Processo da Pasteurização
Pasteur mostrou que ao ferver um líquido, caso mantido ao abrigo das impurezas do ar, ele se mantém puro, sem micróbios.
E usou essas descobertas para salvar a produção de vinho da região de Arbois. , Pasteur aqueceu o vinho a uma temperatura de 60 graus e constatou que os micro-organismos que estragavam a bebida desapareciam sem prejudicar o vinho. Esse processo foi empregado depois para a conservação de outros produtos, e ficou conhecido como pasteurização.
A proposta de Pasteur foi aquecer as garrafas com o vinho à temperatura de 55⁰ Celsius. Desse modo, as propriedades do vinho eram preservadas e as bactérias eram eliminadas. A pasteurização ainda hoje é o método de escolha para o controle dos micro-organismos na conservação de alimentos, como o leite, e de algumas bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
• Iniciação de Pasteur na área medica.
As descobertas de Pasteur tiveram um impacto direto na medicina, sobretudo na área cirúrgica. Os estudos de Pasteur na área medicam se iniciaram após já ter obtido sucesso na sua carreira como cientista.
Pasteur começou a estudar as doenças em 1865 ao ser requisitado pelos sericultores (fabricantes de seda) que estavam tendo prejuízos devido a uma doença que estava atacando a forma larvar de uma mariposa. Foi com este trabalho que Pasteur iniciou o estudo científico da teoria microbiana das enfermidades.
As larvas apresentavam pequenas manchas negras na superfície e corpúsculos negros dentro dos órgãos, enfraqueciam, morriam e secavam. Pasteur diz que não seriam micróbios, e sim o produto de um organismo doente. Ele verifica que estes corpúsculos estavam na poeira dos alojamentos das larvas. Conclui, depois de experimentos, que os corpúsculos eram micro-organismos responsáveis pela enfermidade. Estes estudos iniciais tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da teoria microbiana das doenças.
• Introdução aos métodos de esterilização
Com a introdução da anestesia, na década de 1840, as cirurgias tomaram novo rumo e ocorreu um aprimoramento nas técnicas e procedimentos cirúrgicos. Mas, paralelamente, a mortalidade por infecção de feridas ficou muito alta. Até 1865, a taxa de infecção por amputação durante a guerra era de 25% a 90%. Em Paris, no ano de 1870, essa taxa chegava próxima a 100%. Os pacientes morriam geralmente do que era denominado de "gangrena hospitalar".
Pasteur e seus discípulos desenvolveram a esterilização por calor e filtração. Os instrumentos cirúrgicos eram passados em uma chama ou fortemente aquecidos em fornos especiais para destruir todos os micróbios. Compressas e ataduras eram aquecidos com vapor de água em aparelhos de pressão: semelhantes às autoclaves modernas. Cuidados como esses tornavam as operações mais seguras, diminuindo o perigo de infecções.
• contribuição de Pasteur para a produção de vacinas.
A primeira vacina foi feita pelo medico Inglês
...