Resumo: O Livro de Galileu
Por: najuww • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
1. A atitude de Galileu de dar destaque aos técnicos relaciona-se com o nascimento de uma sociedade com um novo pensamento sobre as coisas e um mundo mais mecanizado, onde as máquinas são muito mais utilizadas e queridas, e as pessoas mais pensantes. Ao destacar novas áreas, Galileu mostrava a necessidade de novas perspectivas sobre tudo (o universo, a matemática, a natureza etc).
2. Segundo o livro, uma das questões técnicas importantes para os homens da época de Galileu e Kepler era o aprimoramento do transporte marítimo. Era necessário que houvesse mais estabilidade nas embarcações (para que fosse possível a navegação em alto mar), e mais facilidade na questão de orientação.
3. Tycho Brahe tornou Kepler seu assistente, e quando morreu, deixou todos os seus dados para ele. Esse fato é muito importante no desenvolvimento de Kepler, pois ali haviam muitas informações valiosas, uma vez que Brahe tinha muita precisão em suas descobertas (tanto que essas descobertas são a base da física celeste).
4. Tycho utilizou sextantes e quadrantes, instrumentos que permitem medir o ângulo da posição de planetas, a partir da Estrela Polar. Esses instrumentos eram comuns entre os astrônomos da época, mas nenhum conseguiu utilizá-los da mesma forma que Tycho.
5. Com seu trabalho, Kepler queria encontrar leis que explicassem o movimento dos corpos terrestres e celestes, simultaneamente, e explicar a causa física dos movimentos do céu.
6. Com certeza, sim, pois antes de Newton concretizar e popularizar suas leis, muitos já haviam especulado sobre. Por exemplo, Galileu já havia falado sobre a lei da inércia, explicando que se um corpo em movimento com velocidade constante permaneceria nessa situação caso não atuasse nenhuma força sobre ele. É o mesmo fundamento utilizado por Isaac Newton.
7. A crítica de Newton aos artificies se dava pelo fato de não usarem os conceitos matemáticos em seu trabalho. Para ele, os artificies ignoravam geometria e suas linhas e círculos perfeitos, o que parece inadequado, já que, para Newton, a matemática e o mundo estão em dependência um do outro.
8. Ele pensava que os cientistas introduziam seus estudos com hipóteses necessárias, e assim, deviam facilitar o entendimento e a explicação de um universo simples.
9. Newton acreditava que a ordem do sistema do mundo foi criada por um Ser pensante e inteligente, ou seja, tudo fora elaborado por Deus, o Criador.
10. Para Newton, era importante estudar Matemática, Física, Religião, Alquimia, e interligar todos os conhecimentos provenientes de cada uma dessas áreas.
11. Esse desejo era unificar as físicas celeste e terrestre.
12. A ciência matemática e experimental explicava muito mais satisfatoriamente os fenômenos celestes e terrestres, pois então iam além da religião e da tradição, chegando ao pensamento matemático, e daí partiam para a experimentação e comprovação dos pensamentos teóricos.
13. Os cientistas desconsideraram toda a parte do trabalho de Newton que falava sobre alquimia e ação divina, pois queriam explorar a razão matemática e medieval, excluindo a misticidade.
14. Observando os poemas, é notável que no século 18, Newton
...