Resumo: O Monge e o Executivo uma História sobre a Essência da Liderança
Por: prscf87 • 19/2/2018 • Resenha • 854 Palavras (4 Páginas) • 468 Visualizações
Disciplina: Desenvolvimento de Carreiras
Resumo: O Monge e o Executivo uma História sobre a Essência da Liderança
I – As Definições
A base de uma equipe é o trabalho da liderança, que se deve conquista-las e não as gerenciar. As pessoas dessa equipe devem realizar as atividades delegadas por compreenderem e acreditarem e não por imposição.
Apesar da posição do líder, ele não deve se utilizar sempre do poder, mas quando a autoridade não tem efeito sobre os liderados se faz necessário à sua utilização. Segundo Simeão, existem duas vertentes: a tarefa e o relacionamento. Essas vertentes são importantes e devem ser bem trabalhadas pelos líderes, pois a tarefa não pode deixar de ser executada, mas enquanto a tarefa é executada deve-se construir o relacionamento com os liderados, para que assim estes continuem executando as tarefas de bom grado.
II – O Velho Paradigma
Neste capítulo são discutidos o velho e o novo paradigma, onde no velho paradigma a administração é centralizada e dar-se mais importância a satisfazer os líderes do que ao próprio cliente, estando os líderes no topo da pirâmide. Já o novo paradigma preconiza que o cliente está no topo da pirâmide e o dever dos líderes é servir, para que seus liderados, satisfeitos, atinjam os melhores resultados, a administração aqui é descentralizada e s líderes ouvem mais.
Fala-se que o líder deve “servir” seus liderados, no sentido dar o suporte a eles, sempre procurando atender as suas necessidades fisiológicas, de segurança e social (Seguindo a pirâmide das necessidades de Maslow), assim é possível construir bons relacionamentos entre líderes e liderados.
III – O Modelo
Simeão cita Jesus Cristo como maior líder, o que pode ser comprovado quando verificamos a quantidade de seguidores que Ele possui até hoje e o próprio calendário é contado a partir do de seu nascimento.
Liderança está ligada a outras diretrizes, sendo: autoridade, serviço e sacrifício, amor e vontade. Para ser um bom líder, você deve saber utilizar essas diretrizes a favor de seus liderados. Simeão cita vários líderes históricos, como Gandhi, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá como exemplos.
IV – O Verbo
Observamos que nesse capitulo, é dito que os lideres devem ter autocontrole, ter humildade, atender a necessidade de seus liderados, não guardar ressentimentos, ser honesto e ter compromisso.
No relacionamento entre líderes e liderados, o diálogo deve ser dado a devida importância. No momento em que liderados estão falando, ou até mesmo passando algum tipo de necessidade, o papel do líder deve voltar sua total atenção aquele momento (Maslow), pois os liderados sentiram que estão sendo de fato ouvidos e importante, isso gera satisfação por parte do liderado. Mesmo que não exista uma “amizade” no ambiente de trabalho é importante que as pessoas em uma organização devam sempre trabalhar em sinergia e mantendo o respeito mútuo, buscando objetivos comuns a todos e não por suas individualidades.
VI – O Ambiente
O ambiente deve promover o crescimento das pessoas,
...