Resenha: O Monge Executivo
Por: brunaaan • 22/5/2016 • Resenha • 468 Palavras (2 Páginas) • 1.095 Visualizações
Qual o significado social, cognitivo, e espiritual da palavra liderança? É diante de tal questão que James C. Hunter , aprofunda a discussão e aumenta significativamente as ideias e os conceitos sobre o que é realmente ocupar a posição de liderança aos leitores em sua obra O monge e o executivo.
A narrativa conta a vida de John Dailly, um homem bem sucedido em seu trabalho, porém com sérios problemas familiares. Diante de tais problemas é convidado por sua mulher Rachel a passar um tempo em um mosteiro beneditino, e é neste mosteiro que o John Dailly conhece Leonard Hoffman, ex executivo famosíssimo que deixou tudo para se dedicar a vida espiritual. E é então que através do contanto entre os dois personagens que ocorre a abordagem do tema central da obra, a liderança.
James C. Hunter introduz o leitor questões relevantes em relação a liderança, faz comparações entre a metodologia de liderança dos personagens históricos, e suas maneiras de se colocar diante dos liderados, tal como Jesus e Gandhi, interpolando conceitos velhos e novos, como poder, e integridade e tomando rumo aos sentimentos humanos como amor e a felicidade, apontando para as responsabilidade frente as adversidades da vida.
O que o autor deixa em explícito na obra é o fato de que uma liderança eficaz compreende a um individuo capaz de satisfazer as emoções e as expectativas de seus liderados, principalmente suas necessidades emocionais. De forma que se não houver efetividade nas características apontadas em um líder pelo o autor em relação a liderança, tais como persistência, força, equilíbrio, determinação, coragem, inteligência qualquer tentativa de liderança estará fadada ao fracasso.
O livro é dedicado a todos aqueles que querem mudar a si mesmos e as pessoas ao seu redor, com uma visão sofisticada em termos de abordagens metodológicas, James C. Hunter em O monge e o executivo nos dá uma ampla visão no que concerne ser um líder para os outros, e assim preparando de certa forma verdadeiros cidadãos que serão capazes de agir em situações concretas em um mundo competitivo.
Outro ponto a ser ressaltado é o fato de que na obra o autor distingue de maneira significativa liderança e gerência. Para o autor a primeira está direcionada a relevância das relações sociais dadas em qualquer ambiente dotada de pessoas destinadas a um objetivo comum, a segunda esta destinada aos números e como as pessoas estão relacionadas a eles. Um contraste extremamente relevantes pois as pessoas são seres dotados de inteligência, dotados de capacidades analíticas racional e também emocional, que envolve a si mesmas e aos seus semelhantes.
O livro O monge e o executivo é uma obra agradável de ser lida e indispensável, para todos aqueles que querem estudar e analisar as características que formam um líder de sucesso.
...