Resumo Práticas Literárias
Artigos Científicos: Resumo Práticas Literárias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabellaaldama • 13/9/2014 • 2.401 Palavras (10 Páginas) • 295 Visualizações
2 O SURGIMENTO DAS PRÁTICAS LITERÁRIAS
• Início rudimentar
Desde as mais remotas épocas o ser humano procura modos para se comunicar. O ser humano se comunicava por meio de gestos, pinturas, desenhos, até que por fim, o homem começou a se comunicar por meio da fala e, através da leitura e da escrita. O processo que se seguiu desde este início rudimentar foi longo, e para entendê-lo falaremos sobre o contexto histórico da leitura e sua conceitualização.
2.1 Concepção de leitura e contexto histórico
Definição de leitura no dicionário: FERREIRA, 2004 apud PORTO, 2009;
No dicionário encontramos várias definições para a palavra leitura, como a que segue:
Ato ou efeito de ler 3. Hábito de ler. 4. Aquilo que se lê. 5. O que se lê, considerado em conjunto. 6. Arte ou modo de interpretar e fixar um texto de autor, segundo determinado critério. Mas Para compreender o conceito de leitura não basta apenas procurá-lo no dicionário, porque este é um termo que pode ser muito amplo e complexo.
A leitura surgiu há muito tempo: tudo começou na antiga Babilônia;
Segundo relatos arqueológicos, tudo começou na antiga Babilônia, onde surgiram as primeiras inscrições que mais tarde consumaram a prática da leitura. em tábuas de argila com caracteres minoicos a escrita foi iniciada, para ajudar na comercialização. Nesta época a alfabetização consistia em saber escrever e ler estes símbolos, mas esse sistema de escrita expandiu e era necessário usar mais símbolos que representassem o som da fala, como as sílabas. Com a chegada da imprensa surgiram as primeiras obras literárias. Com as mudanças econômicas e sociais surgiram diversos materiais de leitura.(almanaques, catálogos, guias e livros). No Brasil a produção literária e a leitura tiveram início com os povos nativos e a catequização dos índios pelos jesuítas. No século XIX o público leitor no Brasil começou a tomar consistência, Atualmente, a literatura brasileira representa as diferenças entre línguas, códigos, linguagens. está presente em todo lugar, por meio de livros, livretos, revistas, sites, panfletos, jornais, etc.
Conceitos de leitura: Cagliari (2005); Porto (2009); Martins (1994); Foucambert (1998, apud Porto 2009); Solé (1998).
Em geral, o conceito de leitura costuma estar restrito à decodificação da escrita, mas esta atividade significa muito mais que uma simples decodificação.
Cagliari (2005) define a leitura como uma decifração e uma decodificação onde leitor deverá em primeiro lugar decifrar a escrita; depois, entender a linguagem encontrada; em seguida, decodificar todas as implicações que o texto tem e, finalmente, refletir sobre isso e formar o próprio conhecimento e opinião a respeito do que leu.
Já segundo Porto (2009, p.24) a leitura, pode ser entendida como um processo de produção que se dá por meio da relação dialógica que acontece entre o autor do texto e leitor.
Para Martins (1994, p. 32) a leitura é: “[...] uma experiência individual, cujos limites não estão demarcados pelo tempo em que nos detemos nos sinais ou pelo espaço ocupado por eles”. Além disso, Martins (1994, p.30) também afirma que “a leitura é um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem”.
Para Foucambert (1998, apud Porto 2009) ler implica criar significados que estejam relacionados às informações que o leitor tem e àquilo que ele já sabe.
3 A importância da leitura
• A leitura possui diversas finalidades:
Quando lemos algo com alguma finalidade o ato da leitura torna-se relevante, funcional e significativo. Ler leva as pessoas a terem acesso a múltiplas informações, aumenta sua participação na sociedade.
pode-se ler para se divertir, para se informar, ler para se orientar, ler para escrever e até mesmo para aprender a ler. A leitura importante para a aquisição de saberes na formação de cidadãos críticos. Ler é uma forma de aprendizagem.
possibilita o fortalecimento de nossas ideias e ações, bem como a ascensão do leitor a níveis mais elevados de desempenho cognitivo. Ler permite a aplicação de novos conhecimentos, a análise crítica de um assunto e a síntese de estudos realizados. Por meio da leitura é possível que ampliemos nosso vocabulário e exercitemos nosso raciocínio e interpretação. O leitor torna-se desperto para uma realidade que este não conhecia, amplia seus horizontes, compreende melhor os outros seres à sua volta e passa a se comunicar melhor e com mais fluência. é por meio da leitura que a criança desenvolve sua imaginação, adquire cultura, conhecimento e também valores. a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, tornando o processo de alfabetização mais fácil.
quanto mais cedo uma criança começa a ler, mais chances ela terá de se tornar um leitor assíduo e que o contato com as narrativas será capaz de melhorar o desempenho dela em múltiplas áreas de conhecimento.
Gráfico 1: Concordância com a afirmação: “Ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua situação socioeconômica”
(Explicar gráfico)
Demonstrar a importância da leitura desde as séries iniciais é absolutamente relevante porque a infância é o melhor momento para iniciar a emancipação do indivíduo mediante a literatura. É importante habituar a criança às palavras, pois se ela tiver uma experiência positiva com a linguagem, terá um desenvolvimento humano melhor.
Gráfico 2: O que a leitura significa
(Explicar gráfico)
4 Leitura e escola
A leitura é fundamental para formação dos alunos;
Uma atividade desenvolvida pela escola que pode ser considerada fundamental para a formação dos alunos é a leitura. Cagliari (2005, p.148) afirma que é muito mais importante saber ler do que saber escrever, o melhor que a escola pode oferecer aos alunos é a leitura.
Durante toda nossa vida a leitura permanecerá como se fosse uma extensão da escola e a maior parte do que devemos aprender na vida teremos aprendido por meio da leitura,
Os primeiros contatos com a leitura
...