Resumo Sobre Calvinismo
Por: Pedro Mantovan • 9/5/2022 • Resenha • 885 Palavras (4 Páginas) • 118 Visualizações
INTODUÇÃO A TEOLOGIA
PEDRO HENRIQUE MANTOVAN
Profº. Eliezer Topassi
Instituto Teológico Quadrangular – São José do Rio Preto/SP
Curso Livre em Teologia (ITQ) – INTRODUÇÃO A TEOLOGIA –
16/04/2022
CALVINISMO
O calvinismo se dá a partir do rompimento com a igreja católica após o Frances João Calvino começa a realizar uma reforma da igreja na França gerando um novo Tipo de conceito, e que é bom ressaltar que difere da reforma protestante luterana realizada por Martinho Lutero, na doutrina sobre a presença real de Cristo na Eucaristia, e o uso da lei de Deus para os crentes, entre outras coisas.
Vou entrar aqui nos 5 pontos do calvinismo, também descrito como T.U.L.I.P
- Depravação Total (Total Depravity) – entendo por esse ponto que todo o ser humano está tomado pelo pecado, após a queda do homem, e sempre pende para o mal olhando sempre para ele próprio.
Dentro deste ponto observo que não tem uma discordância pois creio que o homem sempre está fadado a realizar atos maléficos, penso que se faz correto vendo que o homem sem Deus faz coisas abomináveis, deste modo penso como na citação de Paulo ‘’ Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Rm. 7:19-20.
- Eleição Incondicional (Unconditional Election) – neste caso o calvinismo alega que Deus elege uma pessoa para cumprir o seu papel na terra e dar a ele a salvação sendo unicamente escolha de Deus, sem a necessidade de fé ou Graça ele escolhe incondicionalmente a pessoa e dá a ele a Fé e Graça em forma de Presente para os eleitos.
Este ponto mostra uma divergência, onde eu creio que não á um eleito incondicional mais sim eleitos através de uma condição, Creio que com a vinda de Jesus Cristo todos podem ser Eleitos por Deus, porem existe uma condição imutável que é aceitar a Jesus Cristo, pois através de Jesus Cristo podemos ter o consolador (Espirito Santo) e fazer a Vontade plena e Perfeita de Deus.
- Expiação Limitada (Limited Atonement) – o calvinismo alega que a expiação de Cristo foi limitada as pessoas eleitas e escolhidas por Deus a Graça da Salvação vem a Ser um Presente dado somente aos eleitos por Deus e não é uma Salvação universal a todos, porque Deus a qualquer momento que ele quiser ele pode Salvar a todos.
Neste tópico vejo uma divergência com a nossa visão aonde os calvinistas alega que a expiação de cristo veio somente para alguns eleitos porem não é este o fato real sabemos que cristo se entregou como expiação para o pecado de todos, então não é limitada apenas aos escolhidos mais sim a todos que nele crê, entendemos que a uma divergência de contextualização aonde todos os Homens podem ser salvos por meio da expiação de Jesus porem sabemos que ele veio para dar a Graça e com isso não revogar o livre arbítrio, desta forma entende que todos aqueles que nele crê e quiser será salvo e não somente os escolhidos
...