Resumo de condicionamento físico
Por: beatrisro • 18/8/2015 • Resenha • 422 Palavras (2 Páginas) • 10.138 Visualizações
Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa
Experiência:
Caneca Assustada
Seminário Integrado
Componentes: Lauren Dalla Nora, Taís Mello, Thaís Rossato
Turma: 112
Professores: Eloi Cananea Dias, Ana Paula Andreola
Pinhal Grande, 08 de Julho de 2015
Introdução: Realizamos varias pesquisas, onde procuramos uma experiência para realizar na feira de ciências, achamos interessante a experiência da caneca assustada de física, pois é pratica e surpreendente, porem exige logica e conhecimento.
Materiais utilizados:
- 1 caneca
- 1 lápis ou caneta
- 1 porca
- Barbante
Métodos: Reunimos todos os materiais necessários, medimos a distância dos braços abertos e cortamos o barbante, (aproximadamente 1,20 mentos). Amarramos a caneca de um lado da corda e a porca do outro, deixando-os bem presos. Apoiamos o barbante sobre o lápis segurando-o na altura dos ombros, do outro lado com a corda ereta, soltamos a porca.
Resultado: Realizamos está experiência e observamos que a caneca por mais pesada que a porca ela não tocou o solo, quando soltamos a porca a caneca caiu verticalmente, mais rápido, e a porca realizou voltas ao redor do lápis, assim não deixando a caneca cair.
Conclusão: Concluímos que a caneca não caiu porque quando você solta a caneca, o barbante cria um atrito (a força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos) com a superfície do lápis, esse atrito é o responsável por desacelerar a queda da caneca. Além disso, a porca na ponta do fio forma um pêndulo que vai diminuindo e cria força suficiente para dar a voltas no lápis, e evitar que a caneca caia no chão.
...