Resumo do Livro o Jovem Gladiador e a Carta de Paulo
Por: leti_cia2065 • 15/4/2022 • Projeto de pesquisa • 492 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
O livro fala sobre um jovem gladiador com apenas 20 anos, chamado Firminus Glauco,que antes de ser preso e obrigado a lutar até a morte, era um simples mais feliz aldeão que “ foi pego cometendo um crime de pregação evangélica” pois o imperador Nero não permitia tal ato de rebeldia nos primeiros anos da era cristã, por volta do ano 60, logo após à sua prisão, foi colocado para lutar no coliseu feito um animal, contra seus colegas de cela, várias e várias vezes e por conta de sua estatura descomunal sempre era vencedor , mas claro que perante todas essas lutas ficou com um singelo arranhão em seu rosto. Em um dia ao enfrentar um outro gladiador Drusus ele o vence, mas se recusa a matá-lo pois lembra dos ensinamentos de Jesus “ amar o próximo como si mesmo”. Com isso ambos são condenados à morte, enquanto esperava no calabouço a sua sentença, Glauco adormeceu e teve um encontro com Paulo de Tarso e outros cristãos. O soldado que é escolhido para matá-los faz o serviço, mas sem se certificar que ambos estão mortos. Depois da execução este mesmo soldado comenta com os colegas que ao fazer a execução sentiu o braço adormecido, mas nada além disso. Os gladiadores são recolhidos por um casal que tem a intenção de fazer para ambos um enterro digno para o apóstolo Paulo que ali foi morto e seu corpo ali se encontra jogado, mas percebendo que os jovens estão vivos os socorrem e os tratam até que estejam completamente restabelecidos. Assim inicia-se a história desta obra que conta a conversão de um gladiador e mais um cristão.
Depois de fugir da morte e das mãos do imperador, Glauco e seu novo amigo Drusus que após conviver com Glauco se interessou sobre a palavra de Jesus, como ambos foram se recuperando, o casal lhes contou que são portadores de um tesouro, Glauco e Drusus juraram não contar a ninguém o que eles iram falar, contaram a eles que quando foram buscar os restos mortais do grande Apóstolo e ex-doutor da lei encontraram em sua túnica um pergaminho que vai desafiar um jovem gladiador a viver sua maior batalha, a fim de entregar a última carta de Paulo para seu filho espiritual, Timóteo.
Eles saíram em busca de Timóteo…após encontrarem descobriram que ele foi responsável pela pregação e novamente exaltou a importância do Evangelho no trabalho da evangelização dos jovens,vos disse que a mensagem trouxe esperança para o porvir do Evangelho nos corações juvenis. eles estavam ocupados com seus afazeres, quando soldados do imperador os encontrou e ordenou que abrissem a porta, ao escutar essas palavras eles se puseram a uma oração silenciosa, depois da invasão levaram Drusus de volta a Roma para sua execução por traição e pregação do evangelho e assim foi dito assim foi feito, Drusus morreu mas morreu feliz com a consciência de que terminou sua tarefa.
...