Resumo do texto A Arte da Escrita Técnica
Por: elainesdcunha • 5/11/2016 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 3.519 Visualizações
Resumo
A Arte da Escrita Técnica
Saber as normas adequadas para as diferentes formas de elaboração dos textos científicos é um fator determinante de um trabalho realizado, pois a escrita bem elaborada causa um grande impacto no trabalho.
O arquivo estudado apresenta regras para elaboração de textos técnico-científicos e trabalhos de nível universitário.
Para escrever um texto, antes precisa ter adquirido conhecimentos suficientes sobre o tema e alguma ideia bem formulada sobre o que vai expor. O texto escrito precisa ser bastante claro para conseguir atingir seus objetivos.
Um dos segredos da boa escrita é que o texto seja simples sem ser simplista. A escrita deve ser simples, objetiva e concisa, precisa pensar nas necessidades do leitor e no público que deseja alcançar para ser específico, ao expor uma ideia escolher sempre a mais simples.
Na escrita cabe aplicar a criatividade, criar um estilo próprio, desenvolver uma forma própria de como vai se expressar.
Alguns pontos devem ser respeitados como: clareza na exposição do tema; objetividade; transmitir uma mensagem de forma completa; ser coerente; não escrever algo que não entende; apresentar o texto numa sequência lógica; ser rigoroso quantos aos erros técnicos e ortográficos.
Algumas regras a serem respeitadas quanto à forma e ao conteúdo, usar a voz ativa; escrever no presente; usar linguagem específica; usar um estilo de letra comum; não usar cor e não abusar dos sublinhados; prestar atenção à conjugação verbal e nominal; deve-se evitar termos estrangeiros, repetição de fonemas na mesma frase, linguagem incompreensível.
Ao elaborar um relatório deve apresentar os seguintes tópicos:
Introdução ou sumário onde se esclarece os objetivos do trabalho; Exposição dos conceitos teóricos ou modelos que serão testados; Descrição do arranjo experimental usado: o tipo de equipamento usado, referindo apenas os aspectos técnicos mais importantes - precisão, sensibilidade, qualidade e pureza dos materiais, etc.; Apresentação em gráficos ou tabelas dos valores obtidos; Cálculo das incertezas; Análise crítica dos resultados e comentários; Conclusões; Bibliografias.
O trabalho do autor pode ser considerado um manual com orientações básicas sobre a escrita técnica e a importância no preparo e apresentação de trabalhos técnicos e científicos. Mostrou caminhos e técnicas para se desenvolver uma boa escrita de maneira clara e objetiva.
Referencia:
Vieira, A. A arte da Escrita Técnica. Revista de Sistemas de Informação da FSMA
n. 8 (2011) pp. 22-30.
...