Resumo etapa 3
Por: Erimarques • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 266 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Este trabalho apresentou resultados de análises sobre a influência das conexões dos transformadores na propagação dos afundamentos de tensão pela rede elétrica.
Com base nos resultados obtidos tanto da abordagem teórica como das simulações computacionais, fica evidente a forte influência dos tipos de conexões dos transformadores na propagação ao longo da rede.
Esta influência pode ser observada quando os afundamentos de tensão possuem componentes de seqüência zero e os transformadores não permitem o fluxo dessas componentes. Todavia, em alguns afundamentos a componente de seqüência zero não está presente, originários de curtos-circuitos que não envolvem a terra. A influência neste caso é devido à defasagem angular imposta pelos transformadores do tipo 3. A conexão tipo Dy do transformador tem uma forte influência se comparado a outros tipos de conexões, ou seja, o Dy – tipo 3 – é capaz de minimizar os afundamentos severos. As simulações mostram que a conexão Dd – tipo 2 – é capaz de minimizar o número de interrupções momentâneas.
A topologia do sistema também exerce uma grande influência sobre a propagação do afundamento, podendo-se notar que quanto mais forte for a conexão com outros sistemas, menor é a área afetada pelo distúrbio, tornando-se menos severa a propagação de seus efeitos.
Estes resultados mostram a importância da avaliação das conexões dos transformadores utilizados entre a concessionária e o consumidor final e como o fenômeno se propaga pela rede. As características dos afundamentos de tensão nos terminais da carga variam de acordo com o tipo de conexão do transformador,tipo de conexão da própria carga e das impedâncias acoplamento comum até a carga sob avaliação.
...