Resumo ÉTICA
Artigos Científicos: Resumo ÉTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlaccristina • 17/3/2015 • 739 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
Resumo - Capítulo 1
Ética, valores e cultura: especificidades do conceito de responsabilidade social corporativa
Ética, cultura e valores estão diretamente ligados à responsabilidade empresarial, ou seja, a responsabilidade que a empresa deve ter junto aos stakeholders (envolvidos).
Hoje em dia as organizações precisam estar atentas não apenas a suas responsabilidades econômicas e legais, mas também a suas responsabilidades éticas, morais e sociais.
Responsabilidades éticas correspondem aos comportamentos e práticas (positivos ou negativos) esperados pela sociedade, apesar de não estarem em lei. No campo empresarial servem para atender ao que os stakeholders consideram correto, justo, de acordo com seus valores morais.
Os valores morais são as crenças de cada pessoa sobre o comportamento, de acordo com o que acha eticamente correto ou incorreto. A ética é mais sistematizada e rigidamente estabelecida, já a moral pode variar de acordo com o país, o grupo social, a cultura de um povo. Ou seja, os valores morais de um grupo definem o que é ético ou não, e a partir daí são criados os rígidos códigos de ética.
A ética afeta desde os lucros e a credibilidade das empresas até a sobrevivência da economia global.
As empresas devem aprender, ao mesmo tempo em que buscam o lucro:
Ter um comportamento ético e se envolver com a comunidade em que está inserida. Além disso, as empresas devem estar atentas a cultura, pois é ela que norteiam as práticas e pensamentos das pessoas. A diversidade cultural existente entre os povos, já que muitas desejam expandir o seu negócio para escala global. Com a globalização, as empresas precisam ter um comportamento: que se preocupe com as noções internacionais de direitos humanos e cidadania, que respeite ao meio ambiente e que contribua para a sustentabilidade.
As empresas precisam seguir essas ações para se manter no mercado, pois o mercado está cada vez mais acirrado e o público cada vez mais exigente.
A cultura organizacional de cada país é diferente.
No Brasil, privilegiamos fatores como um bom relacionamento no ambiente de trabalho, trabalho em equipe. Nos países com um capitalismo avançado, como os EUA, a competição individual é valorizada. Nós valorizamos a família, os amigos, e isso vai construindo nossa identidade, enquanto nos EUA o destaque na empresa dá ao indivíduo sua identidade social. No Japão, chefes e colegas de trabalho são praticamente a família do funcionário, enquanto no Brasil a empresa é para nós um local que nos fornece emprego e sustento.
Deste modo muitas empresas brasileiras sob influência internacional acabam adotando dois caminhos na condução da sua gestão corporativa com responsabilidade social.
Ao mesmo tempo procura seguir os princípios éticos racionais, profissionalismo, imparcialidade, confiança, transparência, credibilidade, crescimento sustentável, e por outro lado uma moral oportunista, predadora, invejosa, um discurso para “inglês ver”, privilégios especiais; uma trajetória empresarial do conhecido “vou levar vantagem em tudo”, “qual o interesse por trás desta ideia”, “ele é candidato”.É um vigiar mútuo, contínuo, que leva a um forte stress e muito
...