Reter Talentos Pequenas Empresas
Por: Alexandra Armstrong • 7/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.924 Palavras (12 Páginas) • 88 Visualizações
Com a evolução, o RH vem desemepnhnado uma missão estrátegica dentro das empresas, a visão mudou, antigamente o RH tinha um papel mais voltado para getão de pessoas.
Hoje a atuação do RH é estrategica e interfere diretamente nos resultados. Esta percepção sem termos pessoas capacitadas, motivadas será impossível alcançar o objetivo.
O RH vem desempenhando um papel fundamental, atuando ao longo ao do tempo de forma essencial, veremos como esse setor foi evoluindo, ganhando espaço e se demonstrando cada vez mais essencial dentro das organizações. Veremos a seguir como tudo começou.
- RH e sua origem
Seu surgimento se deu por volta do seculo 20. Com a relação empregado e empregador, diante a revolução industrial era necessário criação de setor de intermedição.
A partir disso, esta area foi ganhando espaço e agregando mais responsabilidades que eram desconhecidas até então, a passos pequenos, mais já com conceito sólido foi demonstranto o quando esse setor impacta diretamene nos resultados.
Aqui entende-se que o capital economico, financeiro e intelectual, são interligados e quando aliados ao setor de RH serão melhor empregados e com um retorno diferenciado.
O RH, tem o papel de resolver conflitos, pois a realçaõ de empregador e empregador são extremamente delicadas, porém ambas anseiam pelo mesmo objetivo. Em 1990, as corporação começam a dar nome diferentes a esse setor novo, mas etende-se que não importa a nomenclatura e sim a essecia que este setor tem demonstrado. Diante dessa percepção o RH ganha força e se mostra cada vez mais estrategico e eficiente dentro das organizações, ganhando destaque e se tornando assim um setor imprencidivel.
- Evolução histórica da Administração
[pic 1]
1920
A gestão de pessoas começa aparecer de forma mais acentuado para atender as demandas do seculo XIX.
No fnal do seculo XIX, com a administração cientifica por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henry Fayol (1841-1925), Tinha com proposito fundamentar a padrodanização dos processos.Aqui se demonstra totalmente capatilista .
- A influência da Administração Neoclássica 1950/1970/2000
Após seculo XIX, inicia a administração de recursos humanos, surgiu para identificar que o produto final era afetado pelo ambiente de trabalho.
Após Gerra Mudial (década 40), houve uma preocupação maior referente as condições de trabalho e os benficios oferecidos (GIL, 2009). Pós Guerra 1950 até 1990, a administração neoclássica teve grande impacto, demonstrando que era possível ter um novo conceito em RH. Então de uma teoria de estrutura para uma área comportamental.
Em 1990, segundo Administração de pessoal e Relações Industriais (GIL, 2009). A Administração de Recursos Humanos tem como objetivo oferecer para a organização uma visão sistêmica de seu pessoal.
As pessoas são fatores chaves, se não há pessoas, não tem como as organizações atingirem suas metas e para tanto as pessoas necessitam da organização para atingirem suas metas, sendo um acordo bilateral, ambas partes necessitam uma da outra.
CHIAVENTATO 2005, da mesma forma que a empresa e colaborador se realacionan em via de mão dupla, e de sua importância que área de Gestão de Pessoas devolva atividade de forma próxima exelencia, processo de gestão de pessoas e deve integrar co os demais, pois este processo deve aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas nas organizações.
Os estudos sobre o comportamento humano nas organizações aumentam em numero a importância e inclue temas motivação, liderança, participação nas decisões, resoluções de conflitos, saúde e lazer (tonelli; Lacombe;Caldas 2002)
As tarefas operacionais e burocráticas são transferidas para terceiros enquanto a gestão é focada no gerenciamento com e para as pessoas, considerando colaboradores como sujeitos dotados de talento, capacidade, habilidades e atitudes capazes de gerar sucesso organizacional (ARAÚJO, 2006)
Esse novo modelo prioriza a humanização, contratando com antigo modelo de uma estrutura mais rígido. Identificado que esses tipos de estrutura já não atendiam demanda de nova realidade.
Então surge a necessidade de um RH mais atuante com atribuições de analise, treinamento, capacitação e seleção, essa teoria estava cada vez mais presente, sendo embasadas em teorias psicológicas.
- Evolução Surgimento de novo RH
No primeiro momento o funcionário era visto como uma mão de obra onde emprestava apenas sua força braçal, como extensão de maquinas e com salários incompatíveis. Com essa evolução e amparo legal, as organizações passam a ver o colaborador com um ser pensante e totalmente influente no resultado final do produto.
Com todas essas mudanças ocorrendo, a parte Gestão de Pessoas, teve uma grande evolução de dentro para fora se atualizando e se enriquecendo em outras áreas. Essas mudanças mostrarão um novo horizonte que há organização pode ser direcionada e conseguir atender as expectativas dos clientes internos (funcionário) e cliente externo.
Com a era da informação digital, os recursos tecnológicos cada vez mais atuantes e a competitividade mais acerada mexeram com a forma de atuar com capital humano. Essa fase foi totalmente direcionada em planejamento e qualidade.
A inovação no RH, começa, um RH que foi associada à busca por capital humano devido a necessidade de serviços mais eficiente, teve grande força na gestão publica para atender o cidadão.
Estamos vivenciando um mundo dinâmico, mutável, flexível, que faz com oque era bom ontem, hoje já não é. Fazendo com que RH assuma uma gestão estratégica e diferenciada.
A Gestão de pessoas cabe promover o alinhamento entre politicas de RH, missão e visão das organizações, o foco essencial para crescimento e capacitação para desenvolvimento profissional, pessoal, para que se mantenha uma equipe motivada e com resultados bilaterais.
...