Retorno de retorno
Seminário: Retorno de retorno. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bdantasandrade • 25/2/2014 • Seminário • 485 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
Como primeiro indicador, o Payback ajustado tem como objetivo medir em quanto tempo o projeto irá retornar o investimento feito, sendo calculado com seus valores descontados à taxa do custo médio de capital do projeto (WACC). Vemos que todos se pagam no tempo de projeto, mas o terceiro retorna o investimento em menos tempo que os dois primeiros, além disso, o terceiro projeto também tem um tempo de implementação menor, mas vamos analisar também os outros indicadores.
O segundo indicador é o VPL (valor presente líquido) do projeto, que avalia o retorno trazido pelo projeto descontados os investimentos e também trazido ao momento 0 à taxa WACC. Por esse indicador vemos que todos os projetos são viáveis, porém o segundo projeto se destaca, trazendo aos investidores mais que o triplo do valor retornado por cada um dos demais projetos.
O IBC (Índice Benefício/Custo) se apresenta como uma análise adicional ao VPL, pois este avalia o retorno absoluto para o investidor, porém esse mesmo retorno pode ter sido resultado de um investimento de R$1.000,00 ou de R$1.000.000,00, assim, os projetos também devem ser analisados quanto ao seu retorno relativo ao investimento feito. O IBC também é chamado de índice de lucratividade (IL) do projeto. Nesse quesito, os primeiro e o terceiro projeto possuem valores de lucratividade semelhantes, mas o segundo projeto se destaca com um IL significativamente superior, 120% de lucratividade versus 106% e 105%.
O próximo indicador, o RAU (Resultado anual uniforme) também é um indicador complementar ao VPL, pois avalia quanto de retorno um projeto retornaria anualmente caso ambos os projetos tivessem um período de tempo igual, ou seja, tendo 2 projetos que retornam o mesmo VPL, e o primeiro retorna em 3 anos de projeto, e o segundo retorna em 5 anos de projeto, o primeiro deveria ser o escolhido (considerando tudo o mais igual) pois daria um retorno muito mais rápido ao investidor. Isso é o que esse indicador nos aponta sobre cada projeto comparativamente. Nesse aspecto, o segundo projeto continua se destacando, com um RAU mais de 3 vezes maior que os demais projetos.
Por fim temos a TIR (taxa interna de retorno do projeto), que é um dos indicadores mais populares para avaliação de projetos, ao lado do VPL, e avalia a taxa de rentabilidade efetiva que o projeto trará. Comparando a TIR resultante com o custo médio de capital do projeto (WACC), que é igual a 14,25%, vemos que todos os projetos são viáveis, possuindo um TIR superior ao WACC, e novamente o projeto 2 se destaca com um resultado melhor que os demais.
Avaliando todos os indicadores e suas relações, escolhemos o projeto 2 como sendo o de melhor retorno para o investidor, uma vez que apesar dos projeto 3 ter um tempo de Payback menor, o retorno absoluto, a lucratividade e taxa de retorno do projeto 2 são substancialmente melhores que os demais, fazendo este o projeto indicado, sem sombra de dúvida.
...