TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisao

Exames: Revisao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  2.193 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo: A emergência do pensamento social em bases cientificas

Compreensão do texto (1 a 3)

1) Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

A idéia de Darwin é a hipótese da seleção natural, as espécies que existem hoje são as que melhor se adaptaram ao meio em que viviam e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos. E a positivista tem como centro de que o homem é produto do seu meio social.

2) Como a idéia evolucionista da biologia transporta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não européias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

Pensavam que são raças superiores e em razão disso escravizava os outros.

3) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Dinâmico e Estático.

Haveria, então, dois tipos característicos de movimento na sociedade. Um levaria à evolução transformando as sociedades, segundo a lei universal, da mais simples à mais complexa,da menos avançada à mais evoluída. Outro procuraria ajustar todos os indivíduos às condições estabelecidas, garantindo o melhor funcionamento da sociedade, o bem comum e os anseios da

maioria da população. Esses dois movimentos revelariam ser a ordem o princípio que rege as

transformações sociais, princípio necessário para evolução social ou o progresso. Essa ordem implicaria o ajustamento e a integração dos componentes da sociedade a um objetivo comum.

Os movimentos reivindicatórios, os conflitos, as revoltas deveriam ser contidos sempre que pusessem risco a ordem estabelecida ou o funcionamento da sociedade, ou ainda quando inibissem o progresso.

Auguste Comte identificou na sociedade esses dois movimentos vitais: chamou de dinâmico o que representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização; e de estático o responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com