Revolução Urbana E Industrial
Trabalho Escolar: Revolução Urbana E Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandohmocelin • 30/11/2014 • 651 Palavras (3 Páginas) • 1.450 Visualizações
Revolução Urbana
A Revolução Urbana é um termo que denomina o mundo antigo o aparecimento das primeiras cidades, na região do Oriente Médio, em especial na Crescente Fértil, essas primeiras cidades formais demandaram a ação de praticas administrativas que se estabilizaram e evoluíram nos séculos seguintes. A revolução desenvolveu-se com impressionante lentidão a qual teve notável aumento e inovação no século XX. Havendo uma diversidade de técnicas de produção de bens, como exemplo a técnica de produção da cerâmica pelo aquecimento da argila, e também pela conversão de fibras naturais em fios e em tecidos e a agricultura.
O Inicio do Comercio foi desenvolvido devido ao aumento da produção de excedentes o que permitiu as trocas de produtos, que privativamente a atividade do comércio se faz de comunidade para comunidade em meio de seus chefes. Logo após seu desenvolvimento esse comércio começa a ser formado por um grupo de indivíduos especializados em vender e comprar mercadorias, esse comercio por sua vez aproxima mais vendedores e compradores, favorecendo o desenvolvimento das cidades.
As primeiras plantações agrícolas se deram, nos vales, nas regiões da Crescente Fértil as quais margeiam os rios, devido à fertilidade do solo para as praticas agrícolas. Com o desenvolvimento maior da agriculturas e da produção, surgiram mudanças não só nos instrumentos de trabalho e na formação de cidades, mas também nas relações entres os homens. No inicio a produção agrícola era para consumo próprio familiar, depois disso levou a produção agrícola a ter um impulso para o comércio de excedentes, o qual gerou mais relações entre os homens.
Outro foco da interesse para o estudo da administração é a organização do trabalho na Europa medieval, que também é uma extensão das praticas romanas. À medida que a Idade Média avançou para o renascimento, as cidades cresceram. A riqueza e o poderes deslocaram-se da posse da terra para o dinheiro. A ênfase da conduta economia também mudou da autossuficiência para a acumulação de excedentes. O nascente capitalismo passou a enfatizar a posse do dinheiro como ferramenta para fazer mais dinheiro.
Revolução Industrial
Essa Revolução iniciou-se na Inglaterra na metade do século XVIII e teve um conjunto de transformações em técnicas econômicas com a invenção da maquina a vapor com sua aplicação à indústria e aos transportes. A produção da maquina a vapor ocasionou a rápida e decisiva alteração dos modos de produção, nomeadamente a passagem da manufatura para a maquinofatura e o surgimento de técnicas de organização e racionalização do trabalho e da produção em massa. A revolução foi um divisor de aguas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo.
A Revolução Industrial, dividiu-se em três etapas:
Primeira etapa da Revolução Industrial: essa etapa ocorreu entre 1760 e 1860, ficando limitada primeiramente á Inglaterra, onde ocorreu o aparecimento da indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico, o aprimoramento das máquinas a vapor foi uma contribuição para a continuação da revolução.
Segunda etapa da Revolução Industrial: ocorrida
...