Risco E Retorno
Ensaios: Risco E Retorno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rtrt • 15/9/2014 • 537 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
2. Relação entre Risco e Retorno.
2.1 Tipos de Investimento- Fonte: http://www.administradores.com.br/
Caderneta de Poupança
Classificado por conservador, a caderneta de poupança é muito conhecida, principalmente por poder ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas ir a um banco juntamente com seu CPF, RG, Holerite ou qualquer comprovante de renda e um comprovante de residência atual. A poupança é um investimento muito tradicional e conservador, paga juros bem baixos mais é seguro. Geralmente a taxa de juros da poupança gira em torno de 0,5% (meio por cento).
Principais características:
Rendimento: TR + 0,5%
Isenção de imposto de renda
Não há limite mínimo para aplicação ou quando há é apenas simbólico
Menores de idade poderão ter Caderneta de Poupança
Mercado de Ações - sem rentabilidade garantida
Ações são ativos de renda variável, ou seja, não oferecem ao investidor uma rentabilidade garantida, previamente conhecida. Por não oferecer uma garantia de retorno, este é um investimento considerado de risco.
A rentabilidade dos investidores é composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa emissora, além do eventual ganho ou perda de capital por conta da venda da ação.
O retorno do investimento, no entanto, dependerá de uma série de fatores, como desempenho da empresa, comportamento da economia brasileira e internacional etc. “O investidor, principalmente se iniciante, deve ter sempre em mente que o mercado de ações é um mercado de risco e que pode ganhar (aumentando seu patrimônio) ou perder (diminuindo seu patrimônio) a quantia que investir, total ou parcialmente", diz um alerta do site da BM&F Bovespa.
Analisando sobre os dois tipos de investimentos descritos acima a analise é que a caderneta de poupança apresenta menor risco é um investimento no qual a grande maioria vai ter uma reserva de dinheiro no qual pode fazer render de acordo com o tempo. As vantagens são diversas, exemplo:
Não tem prazos (você pode depositar e sacar a hora que quiser);
Não incide Imposto de Renda;
Não tem limites mínimos ou máximos;
Paga rendimentos mensalmente;
Possui Fundo Garantidor para investimentos de até R$70 mil;
Não vincula a objetivos específicos;
Não é cobrada taxa alguma;
Tem rendimento igual em todos os bancos;
No ano de 1994, o qual foi o lançamento do Plano Real ficou definido que a poupança renderia 0,5% ao mês acrescentado também a Taxa Referencial. Porem no ano de 2012 a caderneta ganhou outra regra quando a Taxa Selic for igual ou menor do que 8,5% ao ano, o cálculo de rendimento antigo deixa de valer. Nesse caso funcionará da seguinte forma:
Taxa Selic acima de 8,5% a.a.
O rendimento da poupança
...