Riscos Ergonómicos
Monografias: Riscos Ergonómicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingridmelofc • 9/1/2014 • 250 Palavras (1 Páginas) • 298 Visualizações
Os riscos ergonômicos são elementos que podem prejudicar os trabalhadores a nível físico ou psicológico através de doenças ou desconforto. Estes riscos podem estar relacionados com o estresse, monotonia de métodos de trabalho, longas horas de trabalho sem pausas para descanso etc.
Um trabalho administrativo pode estar exposto a qualquer um dos riscos ambientais, no entanto, os mais frequentes, são os riscos ergonómicos.
A Ergonomia é um tema fundamental para garantir uma maior eficiência na gestão de recursos humanos das organizações, a três grandes níveis:
• Ao nível do subsistema de descrição e análise de funções (contributo para o desenho organizacional e afetação pessoa-função-posto de trabalho);
• Ao nível da análise de riscos e prevenção de acidentes de trabalho (saúde ocupacional);
• Ao nível da sensibilização dos responsáveis organizacionais por áreas funcionais e dos colaboradores da base operacional da estrutura organizacional (ações de formação profissional dirigidas).
Segundo a OIT, Organização Internacional do Trabalho (1960), entende-se por ergonomia a aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para conseguir o ótimo ajustamento do ser humano ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar.
Podemos também conceber ergonomia por, o estudo científico da relação entre o homem e os seus meios, métodos e espaços de trabalho. O seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas cientificas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspetiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida (IEA- International Ergonomics Association).
...