Riscos de Auditoria
Resenha: Riscos de Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chaves092 • 20/10/2013 • Resenha • 502 Palavras (3 Páginas) • 794 Visualizações
Riscos de Auditoria
Entende-se por “risco geral de auditoria” aquele risco de se concluir e opinar de que as contas anuais tomadas em conjunto refletem a imagem fiel da companhia quando na realidade não é assim, e o risco de que, embora elas reflitam a imagem fiel da companhia, o auditor conclua que elas não a refletem, ou, segundo Adams “a possibilidade de que os relatórios financeiros auditados contenham erro ou fraude significativo” [Ada91,144].
O auditor deve obter o maior nível de certeza possível de tal forma a restringir o risco de auditoria ao seu menor nível relativo. Se, por exemplo, o auditor deseja ter 99 % de certeza, então ele estará correndo 1% de risco de auditoria.
O risco geral de auditoria é um mix de três riscos quais sejam:
Risco inerente, que é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;
Risco de controle, que consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;
Risco de detecção, que nada mais é do que o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectados pelas provas substantivas.
Parecer de Auditoria
O parecer dos auditores Independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes.
Tipos de parecer :
O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor está convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no âmbito de auditoria, O parecer do auditor independente deve expressar essa convicção de forma clara e objetiva.
O parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião.
O auditor dever emitir parecer adverso quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva.
O parecer com abstenção de opinião é emitido quando houver limitação significativa na extensão de seus exames que impossibilitem o auditor expressar opinião sobre as demonstrações contábeis por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.
Referências Cruzadas de Auditoria
Para que os papéis de trabalho possam ser facilmente encontrados, eles devem ser elaborados, organizados e arquivados segundo padrões adotados por normas técnicas. Adota-se um sistema de codificação onde cada folha no arquivo e referenciada por uma identificação alfa-numérica, uma letra ou um número de identificação, então, o índice adotado identifica a folha específica onde ela pode ser encontrada no arquivo.
Tais referências devem ser cruzadas demonstrando a vinculação existente entre as informações coletadas, ou seja, os dados incluídos em um papel de trabalho que tenham sido transferidos de outro papel de trabalho,
...