Rotas Alternativas Para Detecção E Aumento Da Resiliência à Intrusão Distribuída Em RSSF.
Trabalho Escolar: Rotas Alternativas Para Detecção E Aumento Da Resiliência à Intrusão Distribuída Em RSSF.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisalandio • 21/10/2013 • 519 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
RESENHA
Oliveira, S.; Wong, H. Chi; Nogueira, J. Marcos; Paula, Wellington. Rotas Alternativas para Detecção e Aumento da Resiliência à Intrusão Distribuída em RSSF; Disponível em <http\\www.cs.cmu.edu/~hcwong/Pdfs/rotas-sbrc06.pdf> acesso em 12.set.2012.
Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) são redes ad hoc que permitem inúmeros tipos de aplicações, incluindo o monitoramento de regiões críticas ou remotas. Algumas características da rede como, ambiente hostil, baixo poder de processamento dos nós e comunicação sem fio, tornam essas redes muito mais vulneráveis a intrusão.
Os autores desse trabalho propõem o uso de rotas múltiplas, com alternância no envio de informações, para facilitar a detecção de nós intrusos, visto que oferece uma opção a mais para o nó. Essas rotas múltiplas de acordo com o trabalho podem ser usadas de forma redundante (que aumentam a tolerância a falhas, porém aumentam o consumo de energia), ou de forma alternada (que mantem o consumo de energia bem próximo daquele verificado sem os mecanismos propostos), que é a forma usada neste trabalho.
Este trabalho foi desenvolvido de forma que todos os nós desempenham funções semelhantes. O nó usado como referência é o nó Berkeley Mica2 Motes, desenvolvido na Universidade de Berkeley [Crossbow, 2004].
Foram abordos alguns tipos de ataques do tipo negação de serviço que torna a rede indisponível indefinidamente ou durante um determinado período de tempo. Alguns desses ataques são: Buraco Negro (Black Hole), Reenvio Seletivo (Selective Forward), Direção Falsa (Misdirection), Buraco de Verme (Worm Hole), Inundação de Atualização de Rotas (Hello Flood). O ataque conhecido como Buraco Negro é o alvo de estudo desse trabalho.
O trabalho apresenta uma comparação entre rotas múltiplas disjuntas e entrelaçadas, assim, vários algoritmos de roteamento foram propostos para RSSF que são justificados em função do tipo de rede e do tipo de aplicação. O algoritmo de roteamento de cada nó terá um tratamento diferenciado, pois para as mensagens originadas no nó, existirão duas rotas usadas de forma alternadas: a rota padrão e a rota alternativa.
Na detecção de intrusos, o numero de mensagens esperadas e o números de mensagens efetivamente recebidas são calculadas, e a partir dessas informações é possível propor um algoritmo para identificar intrusos. O algoritmo é recursivo e utiliza o princípio de divisão e conquista, onde, a cada nó existe a possibilidade de localização de uma intrusão. O resultado da execução do algoritmo é a marcação de nós em silêncio e de possíveis nós intrusos. Pois um nó pode estar em silêncio por uma falha ou pela presença de intrusos.
Três aspectos foram analisados nesse trabalho em relação às RSSF para a avaliação da solução aqui apresentada: desempenho, funcionalidade e escalabilidade, e Para avaliar esses aspectos, foram realizados três conjuntos de simulações: Simulação do Consumo de Energia, Simulação da Eficácia das Rotas Alternativas e Simulação Eficácia da Detecção de Intrusos.
Esse trabalho é de suma importância para quem quer ter um conhecimento básico sobre o funcionamento das redes de sensores sem fio, pois oferece varias informações de suas características, limitações, suas aplicabilidades, a que
...