SÍNTESE DO LIVRO POR QUE PLANEJAR? COMO PLANEJAR?.
Por: anapaula100869 • 1/7/2017 • Abstract • 667 Palavras (3 Páginas) • 3.942 Visualizações
SÍNTESE DO LIVRO POR QUE PLANEJAR? COMO PLANEJAR?
Maximiliano Menegolla
Ilza Martins Sant’Anna
Segundo os autores, planejar é uma exigência do ser humano; é um ato de pensar sobre um possível e viável fazer. E todo e qualquer tipo de planejamento, inclusive o planejamento educacional, requer o conhecimento das necessidades reais, com objetivos definidos e significativos, determinação de meios e recursos possíveis, critérios e princípios de avaliação, de prazo e etapas estabelecidos para a sua execução.
No planejamento educacional o primeiro passo é fazer uma abordagem racional e científica dos problemas da educação em nível global, incluindo definição de prioridades e levando em conta a reação entre os diversos níveis do contexto educacional. Podemos ver com isso a necessidade da existência de planos educacionais de vários níveis (nível nacional, estadual, regional, comunitário e escolar), agindo diretamente sobre a pessoa, a fim de atender as urgências e atingir as grandes metas educacionais. Esse deve ser o seu grande objetivo. Assim a escola pode e deve elaborar os seus planos curriculares, partindo da orientação dada pela lei ou pelos sistemas, com a finalidade de atender as características locais e as necessidades da comunidade.
Quanto aos professores e alunos o planejamento serve para que ambos desenvolvam uma ação eficaz de ensino e aprendizagem. Pois o plano é um roteiro de uso diário na sala de aula; é um guia de trabalho; é um manual de uso constante; enfim, é um roteiro que direciona uma linha de pensamento e ação e quem decide o seu modelo são os objetivos dos alunos, do professor e as possibilidades de executá-lo numa determinada classe, considerando a sua realidade.
Em seguida os autores apresentam a importância do currículo escolar, que possui um sentido bem mais amplo do que ser apenas a relação das disciplinas ensinadas na escola. O currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial. Ele é entendido numa dimensão profunda e real que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar e social do aluno. E os elementos que fazem parte integrante do plano curricular são: os resultados da sondagem, os conteúdos, os procedimentos, os recursos e o processo de avaliação, sendo que todos eles devem estar intimamente relacionados com os objetivos.
O livro traz o conceito de plano de curso como uma organização de um conjunto de matérias, que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma escola, durante um período relativo à extensão do curso em si, exigido pela legislação ou por uma determinação explicita, que obedece a certas normas ou princípios orientadores. Mas é necessário estabelecer uma distinção entre plano de curso e plano de disciplina. O fato é que, os professores não fazem o plano de curso porque ele já existe na escola, é aquele elaborado quando o curso foi implantado. Por sua vez, o plano de disciplina é bem mais especifico, sendo relativo a uma disciplina ou parte dos conteúdos desta mesma disciplina. Portanto, os planejamentos relativos às disciplinas não são planejamentos de curso, mas de disciplinas.
Ao planejar a disciplina e os seus conteúdos, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são meios para atingir os objetivos, pois eles não são fins. Portanto,
...