SCRUM - Metodologias Ágeis
Por: bianncaaaaa • 1/5/2019 • Projeto de pesquisa • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITU
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
BIANCA ALVES BARBOSA
HEDIR SARAIVA DE ALBUQUERQUE
JULIA
RAFAEL VITOR GONÇALVES
VICTOR DUARTE DE ALMEIDA
METODOLOGIAS ÁGEIS
SCRUM – DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
ITU
2019
Sumário
Introdução 3
1. Scrum 4
2. Base fundamental do Scrum 4
2.1. Papéis fundamentais 4
2.2. Atividades e Artefatos principais 4
2.2.1. Product Backlog 4
2.2.2. Sprint e Sprint Backlog 5
2.2.3. Sprint Review e Sprint Retrospective 5
2.2.4. Daily Scrum 5
2.2.5. Definition of done 5
3. Conclusão 5
4. Bibliografias 6
Introdução
Existem inúmeros frameworks de processos para desenvolvimento de software. O framework Scrum fornece a base para que a sua organização adicione suas práticas particulares de engenharia e gestão, tendo como resultado uma versão de Scrum que é exclusivamente sua.
O Scrum ele se enquadra no método ágil, ou seja, um conjunto de metodologias que orienta os projetos de engenharia de software. O conceito ágil é melhorar a forma como desenvolve o software, entendendo o pedido do cliente, tendo a interação dos indivíduos com processos e ferramentas e respondendo as mudanças.
Scrum
O Scrum é um framework que gerencia e organiza trabalhos complexos, não diz exatamente o que fazer e como tem que fazer para obter o resultado esperado, em verdade, te entrega uma estrutura conceitual como princípios e práticas para a realização do desenvolvimento do software.
Os pilares do Scrum são princípios fundamentais para criar projetos realmente ágeis, esses pilares são compostos por: transparência, inspeção e adaptação.
A transparência se dá através da comunicação, sendo tanto a comunicação do cliente com o time Scrum como a própria comunicação entre os envolvidos no time. Deve ser claramente definido o projeto e compreendido por todos envolvidos no mesmo.
A inspeção significa que todo trabalho deve ser inspecionado com frequência, uma forma de garantir a qualidade mesmo durante a produção do produto.
O ultimo pilar é a adaptação onde traz a capacidade de adaptação o projeto as necessidades de negócios.
Base fundamental do Scrum
Papéis fundamentais
Para o desenvolvimento é necessária uma equipe Scrum compostas por 3 papéis, sendo eles:
- Product Owner: Único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a ordem que devem ser feitos. É responsabilidade dele manter e comunicar a todos os outros participantes uma visão clara do que a equipe Scrum está buscando alcançar no projeto
- ScrumMaster: é responsável por ajudar a todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum.
- Time Scrum: é simplesmente a junção de todas essas pessoas em uma equipe multidisciplinar, e que são responsáveis pela concepção, construção e testes do produto. Um time de desenvolvimento tem tipicamente entre 5 e 9 pessoas; e seus membros devem ter coletivamente todas as habilidades necessárias para produzir, com qualidade, software funcionando.
Atividades e Artefatos principais
Product Backlog
O Product Owner tem uma visão do que ele quer criar que se consiste em um cubo. Como o cubo pode ser grande, por meio de uma atividade chamada Grooming, ele é dividido em um conjunto de funcionalidades que são compilados em uma única lista priorizada chamado de Product Backlog. Já que no Scrum se faz o trabalho mais importante é feito primeiro, então é importante essa divisão e garantia das sequencias desses trabalhos, podendo ser um documento em constante evolução, adicionando ou excluindo itens, de acordo com as condições de negócios.
...