SEBRAE
Resenha: SEBRAE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafa070910 • 29/3/2014 • Resenha • 466 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
No texto José Dornelas relata como o empreendedor pode ter sucesso em sua própria empresa, ele explica claramente que para ter sucesso em um negócio não é preciso apenas de dinheiro e sorte, as principais qualificações para todo negócio é o planejamento, informação e capacitação. Segundo Ênio Pinto, gerente de atendimento do sistema SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), podemos ver que para um bom empreendimento precisamos ter técnicas de gestão, mas além disso também é necessário uma atitude e conduta de líder. Ênio também afirma que o SEBRAE não indica qual o negócio mais promissor, visto que a finalidade do SEBRAE é outra, primeiramente eles analisam se existe vocação para atuar em determinado ramo, a principal avaliação do SEBRAE é saber se existe afinidade entre o futuro empreendedor com o ramo que vai atuar. Segundo se o mercado de trabalho é favorável, um bom mercado de trabalho consiste em clientes interessados em adquirir seu produto, bons fornecedores para atender aos clientes dentro das condições estabelecidas desde a apresentação do produto, e concorrência. O SEBRAE também avalia a situação financeira, se você tem recursos para iniciar no ramo em que deseja entrar. Sendo assim podemos concluir que não basta simplesmente abrir um negócio por ser mais lucrativo, pois como dito anteriormente não se trata de uma situação de dinheiro e sorte, mas sim de tomar decisões corretas no momento do planejamento, ter afinidade com o ramo que deseja seguir e sentir prazer pelo o que faz, muitos procuram algo que vá alcançar o sucesso de forma prática e rápida, aparentemente do menos trabalho e pode não ser nada arriscado, enquanto escolher seu próprio caminho baseado na paixão pelo o que se faz pode parecer bem mais difícil, com uma jornada mais longa a seguir, mas o resultado é infinitamente prazeroso.
Outro ponto importante avaliado no texto é que a empresa que gera um grande capital não será necessariamente um sucesso absoluto se tiver uma grande concorrência, para isso devemos agir com a inovação, que é o fator fundamental para este caso, segundo José Dornelas “Pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação”, bons empreendedores fazem parte desses 12% que pensam em inovar, sempre levando em consideração a melhoria do serviço prestado para o cliente. Outro fator muito importante é zelar pelo bem estar dentro da empresa, pois se tratando de um pequeno negócio qualquer que seja o mal estar entre gestor e colaborador, ou até mesmo apenas entre colaboradores, pode ser transmitido para os demais, o gestor tem que se atentar para que uma situação mal resolvida não atinja a todos colaboradores. Pontos positivos de uma pequena empresa, é que com um número menor de pessoas facilita descobrir as expectativas de todos e às vezes até evitando desgastes.
...