SEMANA 01. DIREITO EMPRESARIAL III
Artigo: SEMANA 01. DIREITO EMPRESARIAL III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matrix2516 • 16/3/2015 • 345 Palavras (2 Páginas) • 384 Visualizações
Augusto e Bernardo, em virtude de dívida contraída por aquele em favor deste, resolveram criar um documento que pudesse representar tal obrigação. Dessa forma, questionam você, famoso advogado dessa área:
1 - De que maneira o título de crédito se distingue dos demais tipos representativos de obrigação, quanto à cobrança e circulação do crédito?
R: com base nos atributos, executoriedade, circulabilidade e negociabilidade.
2 - Porque o título de crédito é considerado, fundamentalmente, um título de apresentação?
R: princ. da documentariedade ou cartularidade. O credor para exercer seu direito de credito precisa apresentar um documento Precisa apresentar um título de credito.
QUESTÃO OBJETIVA:
As principais características de um título de crédito cambial são:
A) literalidade, forma, causa.
B) forma, causa, abstração.
C) negociabilidade, autonomia e literalidade.
D) modelo, cártula, autonomia
Antônio emitiu uma nota promissória em favor de Bernardo, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual, já que que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos.
1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa?
R: não.
2. Determine o princípio cambiário aplicável ao caso em tela.
R: princ. da autonomia, as obrigações dos endossantes são independentes entre si, portanto não deve ser acolhida a pretensão, por quem não responde é o incapaz. Cada uma das obrigações são independentes.
QUESTÃO OBJETIVA:
Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito.
A) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação;
B) Pelo princípio da abstração, os direitos decorentes do título de crédito não se vinculam ao negócio qe deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação;
C) Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado.
D) Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito.
...