SERVIÇO SOCIAL FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL COMO INSTRUMENTO DE PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL
Casos: SERVIÇO SOCIAL FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL COMO INSTRUMENTO DE PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LEOPEPPER • 24/4/2014 • 9.390 Palavras (38 Páginas) • 830 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL
LEONAM MOREIRA DE SOUZA
SERVIÇO SOCIAL
FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL
COMO INSTRUMENTO DE PROJETO
DE INCLUSÃO SOCIAL
Uberaba – MG
2013
LEONAM MOREIRA DE SOUZA
SERVIÇO SOCIAL
FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL
COMO INSTRUMENTO DE PROJETO
DE INCLUSÃO SOCIAL
Trabalho de Conclusão de Curso, Apresentado ao Serviço Social da Universidade Norte do Paraná -UNOPAR, para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Tutor Orientador: Profª. Adarly Rosana Moreira Goes.
Uberaba – MG
2013
Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais, Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, Ou nada sei... Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs, É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir Penso que cumprir a vida seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente, Como um velho boiadeiro levando a boiada, Eu vou tocando os dias, pela longa estrada eu vou, Estrada eu sou ... Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, Um dia a gente chega, no outro vai embora, Cada um de nós compõe a sua história Cada ser em si carrega o dom de ser capaz E ser feliz ( Conhecer...) Ando devagar porque já tive pressa, E levo esse sorriso porque já chorei demais, Cada um de nós compõe a sua história, Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, E ser feliz... Almir Sater: Cantor e Compositor
AGRADECIMENTOS
A DEUS, pelo seu infinito amor, e que tem dado seu conforto, me mantendo na fé e perseverança pra trilhar essa longa caminhada à graduação, o que era um sonho de juventude.
Aos meus Pais que sempre lutaram pra nos dar uma educação descente, e nos preparar para o mundo; que deixara como exemplo, a dignidade e o caráter, como troféus em testemunhos de vida.
À minha Esposa Romilda Bessa, que compartilhou comigo dos momentos de luta e alegria, me incentivando e confortando, nos dias mais difíceis dessa caminhada.
Aos meus Amigos e sonhadores, que partilharam comigo do mesmo ideal, propondo uma mobilização no sentido de promover o bem social em prol de grupos que vivem a margem da sociedade organizada.
Aos companheiros do ICBC – Instituto de Cegos do Brasil Central, que comprara a ideia de um Projeto de Inclusão Musical, ao seu público assistido. À nossa querida Tutora do Polo, Marcela Fagundes, que com toda a paciência do mundo, nos conduziu ao topo da conquista nessa graduação.
A todas as Crianças, Jovens e adultos, que frequentaram as aulas de música (violão), que além de aprenderem os arpejos e ritmos, programaram suas cantorias, com grupos organizados em suas Instituições de apoio.
RESUMO
O presente Trabalho de Conclusão de Curso concilia-se com a experiência prática de Estágio Curricular III, no Projeto “Inclusão Musical para Deficientes Visuais”, este desenvolvido no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC). Este trabalho tem como foco salientar a importância da inserção da atividade de música em Projetos Sociais. Possibilitando aos jovens inseridos no Projeto, um caminho para o exercício e a conquista da cidadania e da inclusão social a partir da efetivação de seus direitos, dentre eles, o acesso à participação, a informação e à educação. Trata, portanto, de temas sobre cidadania e inclusão social, realizadas por meio de pesquisas bibliográficas: livros, documentos, web e Relatório Final de Estágio Curricular III. Apresenta ainda, exemplos de Projetos Sociais Nacionais existentes com a Inserção da Música, expondo suas contribuições para o desenvolvimento social. O trabalho visa contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no âmbito dos Projetos Sociais em ONGs, nos quais a cultura emerge como elemento significativo na busca de transformação e justiça social.
PALAVRAS – CHAVE: Projetos Sociais, Música, Cidadania e Inclusão Musical.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
(ABEDEV) Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais
CBDC Confederação Brasileira de Desportos para Cegos
OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
ICBC Instituto de Cegos do Brasil Central
LOAS Lei Orgânica de Assistência Social
SESI Serviço Social da Indústria
MEC Ministério da Educação e Cultura
ONG Organização não Governamental
ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................08
1.1 JUSTIFICATIVA...................................................................................................10
2 OBJETIVOS...........................................................................................................11
2.1 Objetivo Geral.....................................................................................................11
2.1.1 Objetivos Específicos.....................................................................................11
3 METODOLOGIA.....................................................................................................12
4 CAPITULO I Organização não Governamental (ONG) ICBC..............................13
5 CAPITULO II Breve Análise Teórica Sobre o Terceiro Setor ONGs.................18
5.1 Terceiro Setor.....................................................................................................18
...