SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
Monografias: SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanda10 • 10/3/2014 • 935 Palavras (4 Páginas) • 1.032 Visualizações
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS
MÓDULO: INTEGRAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA
s
TEMA: O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
RRRR
INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho tem como base o estudo sobre a atuação do Assistente Social no campo da Educação, aqui contextualizaremos os desafios e dificuldades encontradas no exercício profissional na área educacional.
A educação é uma das políticas sociais mais importantes em uma sociedade, dessa forma, também para a atuação do assistente social, representando um espaço privilegiado para a sua efetiva atuação.
A Constituição Federal de 1988 delega aos governos municipais o gerenciamento da educação no que diz respeito ao ensino fundamental. A Assistência Social, na iniciativa de garantir a concreta realização deste direito, volta-se para a promoção da inclusão social de famílias dos alunos matriculados na rede educacional, focalizando, sobretudo, a problemática da evasão escolar.
A inserção do profissional de Serviço Social na Educação requer defesa de grandes propostas para o enfrentamento da questão social que decorre o cotidiano do campo educacional.
DESENVOLVIMENTO
CONTEXTUALIZAÇÃO DO SEVIÇO SOCIAL NA EDUÇÃO
Historicamente, o vínculo estabelecido entre o Serviço Social e a Educação remonta a década de 1930, sendo incentivado nos anos de 1990. Prática social que na educação se constitui, sobremaneira, como área de conhecimento voltada para a emancipação política, social e emocional dos indivíduos, uma vez que possibilita a construção e a socialização de conhecimentos que, certamente, contribuirão para transformá-los em cidadãos conscientes de seus direitos.
O Projeto de Lei da Câmara nº 060/2007 – PLC 060. Dispõe sobre a inserção profissional de assistentes sociais e psicólogos nas escolas publicas de educação básica. O PL prevê que psicólogos e assistentes sociais atuem nas escolas como profissionais parceiros dos gestores, professores, outros trabalhadores e membros da comunidade escolar, trabalhando na implantação de projetos pedagógicos, pela melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e na mediação das relações sociais e institucionais.
A presença dos assistentes sociais nas escolas expressa uma tendência de compreensão da própria educação em uma dimensão mais integral, envolvendo ” os processos sócio-institucionais e as relações sociais, familiares e comunitárias que fundam uma educação cidadã, articuladora de diferentes dimensões da vida social como constitutivas de novas formas de sociabilidade humana, nas quais o acesso aos direitos sociais é crucial”.(ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira:2000).
Segundo o CFESS (2001), os problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área da educação são:
- Baixo rendimento escolar;
- Evasão escolar;
- Desinteresse pelo aprendizado;
- Problemas com disciplina;
- Insubordinação a qualquer limite ou regra escolar;
- Vulnerabilidade às drogas;
- Atitudes e comportamentos agressivos e violentos (CFESS, 2001, p.23).
Para Martins (1999), os objetivos da prática profissional do Serviço Social no setor educacional são:
- Contribuir para o ingresso, regresso, permanência e sucesso da criança e adolescente na escola;
- Favorecer a relação famíla-escola-comunidade ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo a mesma no processo educativo;
- Ampliar a visão social dos sujeitos envolvidos com a educação, decodificando as questões sociais;
- Proporcionar articulação entre educação e as demais políticas sociais e organizações do terceiro setor, estabelecendo parcerias, facilitando o acesso da comunidade escolar aos seus direitos.
Percebe-se que são muitas as contribuições do assistente social, complementando o trabalho que já é desenvolvido na escola por outros profissionais conhecidos da área, como: professores, orientadores educacionais e pedagógicos, dentre outros. O assistente social no campo da educação não se insere para substituir outro profissional, e sim para contribuir interdisciplinariamente, na superação das demandas emergentes no âmbito escolar.
...