SISTEMA ABC
Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA ABC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineAP • 2/4/2014 • 3.108 Palavras (13 Páginas) • 329 Visualizações
ETAPA 3
1 Sistema ABC:
“O ABC – Custeio por Atividade é um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas desenvolvidas na empresa”.
Esse Sistema de Custeio Baseado em Atividades surge para reduzir as distorções causadas pela arbitrariedade do rateio dos custos indiretos de fabricação.
O Sistema ABC tem como fundamento básico a busca do princípio da causação, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.
Em linhas gerais, o custeio ABC apresenta inúmeras vantagens de utilização como enumeradas a seguir:
Informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
menor necessidade de rateios “arbitrários”; obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos; identifica onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos; identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade;
Pode ser empregado em diversos tipos de empresas; pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade; possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.
Em contrapartida pode apresentar também desvantagens à empresa:
Gastos elevados para implantação;
Alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados;
Necessidade de revisão constante;
Levam em consideração muitos dados e de difícil extração;
Dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;
Necessidade de reorganização e reformulação de procedimentos da empresa antes de sua implantação;
Dificuldade na integração das informações entre departamentos;
Falta de pessoal; e maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las;
2 - PONTO DE EQUILIBRIO.
O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais.
Ponto de Equilíbrio é onde o lucro da empresa é zero, ou seja, a Receita total é igual aos custos e despesas gerais. É também conhecido como Break-even Point ou Ponto de ruptura. Usando este Ponto com referencia podemos analisar se a empresa está operando em lucro ou esta tendo prejuízo. Sendo que acima do ponto ela trabalha com lucro, pois já é possível pagar todos os gastos e ainda sobra Receita. Abaixo desse ponto, a mesma sofre prejuízo, pois não esta tendo uma Receita suficiente para cobrir despesas e custos.
Determinação do Ponto de Equilíbrio:
O ponto de equilíbrio pode ser determinado mediante o procedimento gráfico ou do procedimento aritmético
Procedimento Gráfico
No procedimento gráfico, as receitas, os gastos fixos e variáveis são demonstrados no eixo vertical, e o volume na linha horizontal. O ponto de equilíbrio é aquele na qual alinha da receita intersecciona a linha de gasto total. Indicando em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
Procedimento Aritmético
O método aritmético de determinação da Receita de Equilíbrio perde do procedimento gráfico em termos de expressão visual, mas, ganha em termos de simplicidade por dispensar réguas, esquadros e habilidades especiais para o desenho. A formula básica da Receita de Equilíbrio: Receita de Equilíbrio = Total dos gastos fixos Total dos gastos variáveis Total das vendas liquidas.
É, normalmente, calculado sob a forma de percentual da receita projetada. Esta analise mostra que, quanto mais baixo for o indicador, menor é o risco, tornando fundamental o conhecimento do seu Ponto de Equilíbrio, mas para obter sucesso é necessário uma ferramenta gerencial. Por tanto o ponto de equilíbrio serve como ferramenta para que o empresário possa analisar em um conjunto.
Modelos de Sistemas de Redução de Custos e Aumento de Produtividade.
2.1 SISTEMA DE CUSTEIO
Os sistemas de custeio podem ser classificados como a natureza do processo produtivo, onde se baseia na agregação dos custos específicos de cada produto fabricado ou por produção em série. E também classificado como tipo de custo escolhido onde engloba o histórico, que tem como principal função a simplificação e contabilização dos valores e os Pré Determinados são estabelecidos antes de realizar a produção, através de estudos de engenharia ou valor. Os custos primários que incidem diretamente ao produto poderão ser obtidos logo que a ordem esteja completamente concluída. Já os custos indiretos, só poderão ser incorporados ao produto quando terminar o período contábil.
2.2 Sistema de Custeio por Ordem de Produção
Este sistema é voltado á empresas que produzem sob encomenda, e seus custos são computados a partir da emissão de uma ordem para produção de lotes de um bem ou serviço. Não há necessidade de fazer uma apuração periódica dos seus resultados (lucro ou prejuízo), pois são rapidamente diagnosticados.
O formulário de ordem de produção é o centro nevrálgico, onde seu foco principal é apresentar e registrar os gastos com material direto, mão de obra direta e uma estimativa dos custos indiretos relativos a unidade produzida. E as informações contidas no formulário de ordem de produção deve constar o Modelo e características do produto a ser fabricado e a data de emissão e término esperado, bem como estimativa dos custos indiretos de fabricação e locais distintos para registrar material direto e mão de obra direta.
2.3 Sistema de Custo por Processo
Esse tipo de sistema adapta-se a empresas que possuam um sistema de produção contínua, com processos consecutivos para produção de produtos padronizados. As características deste Sistema aplicam-se em empresas que possuam produção contínua e seriada, com lotes de produtos padronizados.
Seus custos são acumulados durante o processo produtivo, onde é controlado por
...