TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE EQUIPAMENTO DE PRODUÇÃO COM POTENCIAL FINAL: SOLUÇÃO ESTRATÉGICA

Seminário: SISTEMAS DE EQUIPAMENTO DE PRODUÇÃO COM POTENCIAL FINAL: SOLUÇÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Seminário  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO COM

CAPACIDADE FINITA: UMA DECISÃO ESTRATÉGICA

O plano de marketing usado para comunicar o posicionamento da empresa ou marca deve conter uma declaração de posicionamento que siga o seguinte modelo:

Marcelo Caldeira Pedroso e Henrique Luiz Corrêa

O artigo procura analisar a recente tendência do uso de sistemas de programação da produção com

capacidade finita, faz uma breve descrição dos sistemas comercialmente disponíveis no Brasil e

alinhava critérios para seleção destes sistemas pelas empresas.

Programação da Produção com Capacidade Finita, Planejamento e Controle da Produção,Competitividade, Estratégia de Manufatura.

Este artigo objetiva analisar o impacto, na estratégia de manufatura das empresas, da adoçãode determinado sistema de PPCP. O desempenho interno da manufatura, por sua vez, condiciona o desempenho externo da empresa - aquele percebido pelo cliente.

O CONCEITO DE SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO COM

CAPACIDADE FINITA

As decisões do sistema de PPCP ocorrem em diferentes horizontes de tempo e períodos de replanejamento, bem como consideram diferentes níveis de agregação da informação. A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo. Este conjunto de decisões é dos mais complexos dentro da área de administração da produção.Neste contexto, visando apoiar as decisões no âmbito da programação da produção (e, em alguns casos, na geração do plano mestre de produção), foram desenvolvidos os sistemas da produção com capacidade finita.

Alguns dos principais fatores que podem ser apontados como impulsionadores do

desenvolvimento destes sistemas são:

a busca de competitividade pelas empresas, aliada ao melhor entendimento das implicações dasdecisões resultantes do sistema de PPCP e, particularmente, da programação da produção, naestratégia de manufatura das empresas;

as limitações dos Sistemas MRP-II em gerar programas de produção viáveis - pelo fato deutilizar o conceito de capacidade infinita, ou seja, não considerar as características tecnológicas desistema produtivo e a capacidade produtiva como limitações para a programação da produção,apenas apontando as inconsistências em termos de utilização da capacidade a posteriori - e doKanban, quando aplicado em ambientes altamente dinâmicos e com demanda variável;

o desenvolvimento das técnicas de simulação e de algoritmos baseados em inteligência artificial(tais como ‘beam search’, ‘simulated annealing’, ‘genetic algorithm’ e ‘tabu search’),disponibilizados como ferramentas práticas aplicadas ao problema da programação daprodução13;

o crescente desenvolvimento dos equipamentos (hardware), que passaram a permitir a resoluçãodo problema da programação da produção a partir das técnicas acima citadas em tempos viáveisna prática, fato impossível no passado devido ao grande volume de informações que necessitam ser processadas.

UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE PROGRAMAÇÃO

PRODUÇÃO COM CAPACIDADE FINITA

Os sistemas de programação da produção com capaciadade finita, conforme explicitado

anteriormente, não apresentam um design básico predominante, uma vez que existem conceitos diferentes na concepção e no escopo das decisões apoiadas por estes.

O principal fator financeiro, na maioria dos casos, está relacionado ao custo do ‘software. NÍVEIS DE

INVESTIMENTO E ESFORÇOSORGANIZACIONAIS EXIGIDOS MELHORIA DO DESEMPENHO DA MANUFATURA ANÁLISEDA ADEQUAÇÃO ATUAL EFUTURADO SISTEMA.

‘software’

‘hardware’

treinamento

implantação

manutenção do sistema

mudança organizacionais

X

redução em custos decorrentes da melhor gestão dos estoques e dacapacidade produtiva

aumento da velocidade de entrega

melhoria na pontualidade de entrega

aumento da flexibilidade de volume e de entrega

X

necessidade de gestão da capacidade

alinhamento à política de planejamento da produção

complexidade das decisões

funcionalidades e escopo das decisões dos sistemas disponíveis

Critérios de Decisão para a Implantação de um Sistema de Programação da Produção co

Capacidade Finita

sistemas matemáticos otimizantes: a característica principal destes sistemas reside na utilizaçãode algoritmos matemáticos otimizantes, ou seja, o resultado da decisão é o melhor possível uma vez definido o objetivo que se deseja atingir. As soluções típicas destes sistemas são aquelas que utilizam algoritmos da pesquisa operacional.

Geralmente, estes sistemas utilizam algoritmos de busca -

desenvolvidos segundo o conceito da inteligência artificial - e métodos baseados em gargalos predominantemente derivados do conceito da teoria das restrições .

sistemas apoiados em redes neurais: estes sistemas são um desenvolvimento da inteligência artificial que tentam simular o processo de aprendizado da mente humana. Eles consistem de uma rede formada por diversos níveis e nós que processam a informação e ‘acumulam’ conhecimento,e são basicamente aplicadas a problemas que denotam uma solução adaptativa e reativa. As pesquisas quanto à aplicação no âmbito da programação da produção são recentes e aindalimitam-se ao campo acadêmico23.

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com