SOBREPESO NO CORPO DOCENTE DA ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ NO ANO DE 2012.
Artigo: SOBREPESO NO CORPO DOCENTE DA ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ NO ANO DE 2012.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jfg2007 • 14/3/2015 • 3.392 Palavras (14 Páginas) • 436 Visualizações
FACULDADE KURIOS – FAK
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO
SOBREPESO NO CORPO DOCENTE DA ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ NO ANO DE 2012.
EDILSON ÁGUILA DA SILVA
MARIA DE FÁTIMA SOMBRA PEREIRA
MARTA CARVALHO DOS SANTOS
REJANE HONÓRIO DE FREITAS
EIRUNEPÉ – AM.
2013
SOBREPESO NO CORPO DOCENTE DA ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ NO ANO DE 2012.
EDILSON ÁGUILA DA SILVA
MARIA DE FÁTIMA SOMBRA PEREIRA
MARTA CARVALHO DOS SANTOS
REJANE HONÓRIO DE FREITAS
RESUMO
Nos últimos anos a população eirunepeense vem passando por intensas transformações em suas condições de vida, saúde e nutrição. Dentre as principais mudanças no perfil nutricional da população destaca-se o incremento da obesidade e sobrepeso. O objetivo desta pesquisa foi descrever o sobrepeso dos docentes da rede estadual de ensino da escola São Francisco do turno vespertino do Município de Eirunepé – AM no ano de 2012. A mostra foi composta por 20 docentes de ambos os sexos entre 32 e 49 anos. Os dados coletados foram através de um questionário autodirigido para indicar as atividades físicas e a alimentação. Foram coletados valores referentes à massa corporal e estatura. Para indicação do estado nutricional. Foi calculado o índice de massa corporal e utilizada a tabela internacional de referencia proposta por Cole ET AL. 12. Dados da pesquisa revelaram que a prevalência sobrepeso foi de 57,5% para o sexo masculino, 27,7% para o feminino, 29,8 para a amostra total, sendo a prevalência no sexo feminino superior a observada no masculino. Os resultados indicaram que é urgente um programa de intervenção nutricional e exercícios físicos por profissionais na área de saúde do município para estes indivíduos, principalmente as mulheres para redução da massa corporal e mudanças na composição corporal com o objetivo de reduzir os riscos associados a sobrepeso. Finalmente, o que se pode concluir desse tempo oportuno de estudo é que, muitas situações diárias envolvendo a questão de saúde pública sejam levadas mais a sério e com atitude pelas autoridades e pelos profissionais que atuam nessa área.
Palavras Chave: Saúde, Nutrição, sobrepeso e Docente.
Edilson Águila da Silva: Normal Superior – Professor – SEDUC – edilsonaguila.fla@hotmail.com
Maria de Fátima Sombra Pereira: Matemática - Professora – SEDUC
Marta Carvalho dos Santos: Normal Superior - martac.dossantos@hotmail.com
Rejane Honório de Freitas: Normal Superior–Professora–SEDUC–rejanydefreitas@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a prevalência de sobrepeso e obesidade tem aumentado de forma preocupante em todo o mundo, sendo este crescimento observado tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
A obesidade está associada ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo, a hipertensão arterial, colesterol alto, entre outras. O impacto ocasionado por estas patologias tem sido significativo em diversos setores da sociedade. Setores privados e setores estatais. Além disso, comportamentos que asseguram proteção ao surgimento da obesidade, quando iniciados durante a juventude, tendem a se perpetuar até a fase adulta. No que se refere à prevenção e tratamento da obesidade, é fundamental a utilização de um método confiável que identifique com segurança a sua presença. A utilização do Índice de Massa Corporal (IMC) tem recebido forte aceitação por parte da comunidade cientifica envolvida com o estudo da obesidade, devido a sua fácil aplicação e relação estatística com a gordura corporal total em populações jovens e adultas.
Por tanto, baseando-se em relatos encontrados na pesquisa realizada com docentes através da avaliação antropométrica que indicam uma prevalência de sobrepeso e obesidade nesses profissionais de ensino, o objetivo do presente estudo foi descrever a prevalência de sobrepeso entre os docentes da rede estadual de ensino do município de Eirunepé no ano de 2012.
Os dados coletados para essa pesquisa foi na escola Estadual São Francisco localizada na Rua Padre João Hospel, s/n no Bairro de Nossa Senhora de Aparecida no município de Eirunepé – AM. A pesquisa foi realizada em 2012 para investigar e diagnosticar quais os fatores que levam os docentes ao aumento de peso. Foi diagnosticado um elevado índice de peso entre homens e mulheres. Os dados levantados apontaram que as professoras estão acima do peso. Considerando-se o aumento dessa problemática no município e a gravidade que se encontra dentro dessa escola, propomos um estudo mais profundo para descobrir as causas, as conseqüências e minimizar ou até mesmo acabar com esse problema.
Este estudo foi através de entrevistas autodirigido e através de uma avaliação antropométrica. O que foi constatado é que o aumento de peso é em conseqüência de diversas variáveis, tais como: a falta de atividades física laboral, as atividades escolares estão sobrecarregando, mudanças na alimentação e lazer. Segundo os entrevistados eles não têm uma alimentação balanceada e não praticam exercícios físicos com freqüência. Em relação à sua alimentação destaca-se o aumento do consumo de produtos industrializados, (enlatados, gorduras, açúcar e cereais refinados).
A obesidade deve-se ao consumo elevado de lipídios e açúcares, combinados com o sedentarismo, a solução apontada por profissionais da saúde e políticas públicas é a promoção e acesso de alimentos com poucas gorduras,
...