SOLIDÁRIA E SIMPLES ASSIM MÃO NA MASSA+EXPRESSO DA SOLIDARIEDADE
Por: poletine • 15/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
PROJETO:
FACULDADE SOLIDÁRIA E SIMPLES ASSIM MÃO NA MASSA+EXPRESSO DA SOLIDARIEDADE
1. ESTRUTURA DO PROJETO
1.1. – DESCRIÇÃO
A ONG SIMPLES ASSIM® nasceu do desejo de realizar ações simples que pudessem mudar histórias. Nós acreditamos que ajudar o próximo é mais simples do que parece se feito com amor.
Este projeto foi idealizado e é coordenado pela ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIA SIMPLES ASSIM, denominada com nome fantasia “ONG SIMPLES ASSIM ” e esta sendo desenvolvido coletivamente por um grupo de alunos de diversos cursos da Faculdade UNIESP, sob a supervisão do coordenador de projetos sociais, Sr. Rafael Villa Real de Barros.[pic 4]
O aluno Carlos Antonio Poletine, portador do RA. 0050067306, trabalha como voluntário, neste projeto, dedicando 06 horas semanais, em prol do sucesso e bom andamento deste serviço social.
1.2. – OBJETIVOS
Ser o canal para conscientizar, divulgar e viabilizar milhares de ações sociais e projetos relevantes no Brasil. Para que todos tenham incentivos e a possibilidade de onde estiverem, fazerem o bem, de maneira simples.
Visa oferecer ensino superior para as pessoas que desejam cursar uma faculdade e não tem condições financeiras e contribuir para a difusão do conhecimento e desenvolvimento de novas competências.
Visa também mobilização mensal e junção do grupo de voluntários que ajudam na prática ações sociais relevantes, como MÃO NA MASSA + EXPRESSO DA SOLIDARIEDADE, que confecciona e entrega marmitex a pessoas desfavorecidas (morador de rua).
1.3. - JUSTIFICATIVA
Somente no estado de São Paulo, segundo o IBGE, temos um milhão e meio de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em situação de miséria, ou seja, sobrevivem com menos de R$ 70,00 por mês. Apesar dos diversos programas sociais desenvolvidos pelos governos municipal, estadual e federal, anda estamos longe de acabar com a miséria do nosso país. No Brasil, 16,27 milhões de pessoas está nesta condição, o que representa 8,5% da população.
Cada ONG, cada empresa, cada cidadão precisa fazer sua parte, somente assim teremos um Brasil melhor.
2. – DEFINIÇÃO DO PROJETO
2.1. ORIENTAÇÃO – DIAGNÓSTICO
A ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIA SIMPLES ASSIM, denominada com nome fantasia ONG simples assim®, atuava inicialmente em Taboão da Serra, porém com a participação de novos voluntários, houve uma ampliação deste projeto, que agora beneficia famílias de diversos bairros das cidades de São Paulo, Barueri, Jandira e Santana de Parnaíba. O projeto prioriza levar informação a pessoas que desejam cursar uma faculdade, que não tem condições financeiras e levar alimentos às pessoas que não tem moradia definida (morador de rua), que por algum motivo, estão desamparadas dos cuidados de seus familiares.
Todo êxito deste projeto deve-se, principalmente, ao empenho e dedicação dos alunos da faculdade UNIESP, que contribuem com seus conhecimentos e sua mão de obra gratuita, sendo que o trabalho social nesse caso vem sendo mais dedicado pela necessidade dos alunos se envolverem, nos outros órgãos sociais.
2.2. PLANEJAMENTO
O projeto tem como base três pilares de atuação:
- Conscientização – com palestras que inspiram o aprendizado;
- Viabilização – com desenvolvimento de parcerias;
- Voluntariado – trabalho de ajuda contínua.
O projeto conta com uma equipe que fica responsável por identificar e cadastrar as pessoas que apresentam as características e preencherem os requisitos para participar do projeto social Faculdade Solidária, através de entrega de carta de interesse público.
Outra equipe fica responsável em apoiar e organizar nos processos seletivos mensais aos sábados (as 10h00 ou as 14H00),
O projeto mão na massa + expresso da solidariedade, uma equipe fica responsável em mapear e diagnosticar, locais onde se aglomeram pessoas sem moradia definida e realizar um senso de quantas pessoas aproximadamente “mora” no local (praça publica, embaixo de viadutos, em baixo de toldos de micros e pequenas empresa, esparramadas em bairros periféricos das cidades citadas acima).
Outra equipe fica responsável na fabricação, montagem e entrega dos marmitex.
O objetivo deste projeto junto à comunidade “sem teto”, é contribuir para que pessoas, e principalmente crianças carentes, pessoas dependentes químicos, possam ter uma alimentação. Estar alimentado é o mínimo de dignidade que um ser humano merece.
Os conhecimentos acadêmicos adquiridos pelos alunos possibilitam a eles uma amplitude de visão, e contribuem de forma efetiva para que o projeto consiga atingir seus objetivos, que são: desenvolver o espírito de cidadania dos universitários e ampliar cada dia mais o numero de pessoas atendidas.
...