SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO RECURSOS HUMANOS
Por: YARINHA • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 540 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO RECURSOS HUMANOS
AMANDA VIEIRA DE OLIVEIRA –RA 2844269801
FELIPE GOBATO DE MARCOMINI –RA 2861108865
JERUSA GONÇALVES BALIONI – RA 2846248614
MARCIA AP. M. T. SACHINELLI- RA 2873863266
YARA M. GONSALVES CARDOZO –RA 2816744352
DESAFIO PROFISSIONAL
VALINHOS
2015
Sumário
2.0 INTRODUÇÃO3
3.0 PERFIL DOS OPONENTES4
4.0 HABILIDADES DOS NEGOCIADORES5
5.0 ANÁLISE E PLANEJAMENTO6,7
5.1 CLIMA ORGANIZACIONAL7
6.0 FEEDBACK8,9
8.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS10
9.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS11
1.0 INTRODUÇÃO
Este é um trabalho, que temos como disciplinas norteadoras Técnica de Negociação e Comportamento Organizacional, que tem como cenário o conflito entre uma conceituada gravadora e uma associação de moradores de um bairro de classe média do interior de São Paulo.
O intuito desta negociação é estabelecer uma relação ganha ganha ,onde ambas as partes saiam satisfeitos.
Toda negociação deve ser planejada,se faz necessário o estudo da situação como um todo,analisar as possíveis variáveis e a comunicação é um fator chave para o desenvolvimento de qualquer negociação
Para obter sucesso na negociação é de extrema importância avaliar os impactos positivos e negativos para ambas as partes, procurando estabelecer um relacionamento pautado na ética, fator este indispensável para qualquer negociação.
2.0 PERFIL DOS OPONENTES
Associação de moradores de bairro,representada por Carlos Henrique , formado em Administração,cujo o seu objetivo é impedir a construção da Gravadora, alegando perturbação de ordem devido ao barulho, segurança e estrutura no transito do bairro.
Os moradores do bairro é um público conservador e questionador,que preza pela tranquilidade, sendo na sua maioria pessoas de 3ª idade.
Estes moradores mantém a ideia que o bairro não necessita de progressos advindos deste empreendimento.
A Gravadora, representada pelo Sr Jorge Andrade,formado em Estratégias de Negócios, com experiência em negociar em meio a conflitos.
Tem como objetivo obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, alegando o progresso para o Bairro.
O negociador da Gravadora acredita que poderá contribuir para as melhorias do bairro, desde de que a negociação seja feita com benefícios para todos.
3.0 HABILIDADES DOS NEGOCIADORES
Modelo De Estilo segundo Jung a Gravadora( Anhaguera Music ) apresenta o estilo de negociador amigável, cooperativo, diplomático, onde procura estabelecer um relacionamento de confiança.
Modelo de estilo segundo Jung a Associação Moradores Bairro ,apresenta um estilo de negociador Restritivo, agem apenas conforme seus interesses, não cooperativo.
4.0 ANÁLISE E PLANEJAMENTO
A Gravadora (Anhanguera Music), por meio de análise de campo realizada pela equipe da gravadora, a fim de analisar os custos, logística e ambientação ideal ,constatou que seria viável a instalação da empresa Bairro (Novo Tempo), localizado no interior de São Paulo, por se tratar de um bairro novo, de apenas cinco anos ,seria promissor esta relação, pois tem muito campo para crescer e consequentemente proporcionaria o aumento da competitividade no local.
A Gravadora tem como objetivo estabelecer um relacionamento de confiança, se propondo em ajudar na infraestrutura do bairro, para melhorar as condições externas para os moradores.
A Gravadora acredita que é possível estabelecer um relacionamento amigável, onde os resultados será bom para todos.
Esta proposta se estende também para região, pois por se tratar de um bairro ainda pouco conhecido, a instalação da empresa implicará em movimentação de toda região para este bairro, fortalecendo o relacionamento da região.
Sr Carlos Henrique, representando a Associação de moradores do Bairro se manteve restritivo as negociações, e alega que está pensando no bem dos moradores e que se faz necessário uma análise melhor dos impactos relacionados a tranquilidade do bairro, a segurança,pois haverá um número maior de pessoas e de artistas que estará frequentando o bairro, e o transito no local, hoje não possui infraestrutura suficiente para suportar toda esta movimentação.
O Sr Jorge Andrade argumenta que a Gravadora possui estrutura sólida no mercado e que a tecnologia relacionada ao som é avançada, afim de preservar ao máximo os impactos sonoros para os moradores pois o sistema de acústica da gravadora é o que tem de mais moderno no mercado de som na atualidade.
Afim de ampliar as negociações, Jorge ressaltou que com a instalação da empresa no bairro, a oferta de emprego será maior, que o comércio ficará mais aquecido, promovendo maiores vendas para os comerciantes locais.
A Gravado reforça que com a aprovação da prefeitura para a sua instalação ,isso garante para os moradores uma regulamentação do trabalho, do transito, pois se faz necessário melhorias nas vias de acesso a gravadora, sendo assim todo o acesso ao bairro será favorecido.
A cultura no local seria valorizada, pois os eventos musicais seriam frequentes e com isso poderia promover projetos sociais, voltado á projetos para população da 3ª idade,população predominante no bairro, com isso estariam promovendo uma vida mais ativa para estas pessoas e consequentemente valorizando os trabalhos artesanais dos moradores e valorizando pequenos talentos existentes no bairro.
Com relação a ambientação, a gravadora garante que realizará um trabalho de conservação dos parques e praças do bairro e que promoverá programas de incentivo a conservação do meio ambiente.
4.1 CLIMA ORGANIZACIONAL
A gravadora (Anhanguera Music) tem uma cultura organizacional aberta com o modelo Adocracia,seus colaboradores tem liberdade para discutir e participar nas tomadas de algumas decisões da empresa.
Mediante a noticia do manifesto dos moradores e com a possibilidade do projeto ser não se concretizar, o que a principio estava servindo de motivação para equipe, agora está servindo como um canal de desmotivação.
...